Entrelaçando diário de viagem com narrativas pomeranas: uma abordagem de ensino de Artes Visuais a partir do contexto dos alunos
Abstract
A presente escrita, intitulada Entrelaçando diário de viagem com narrativas
pomeranas: Uma abordagem de ensino de Artes Visuais a partir do contexto dos
alunos, apresenta a pesquisa de mestrado realizada junto ao Programa de
Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. A
investigação surgiu da inquietação provocada por uma pesquisa desenvolvida na
graduação em Artes Visuais, ao longo do ano de 2018, que tratava de uma proposta
de viagem e da utilização de objetos cotidianos como forma de ensino de Arte. A
partir de uma carência identificada sobre os diários de viagem, um dos itens criados
pelos alunos, procurou-se uma alternativa para o desenvolvimento dos mesmos.
Buscou-se intensificar a utilização/criação desses diários no ensino de arte.
Encontrou-se como hipótese que tratar de assuntos do contexto cultural da
comunidade de Arroio do Padre/RS potencializa a escrita e a produção dos diários.
Logo, almejou-se também identificar o que pode surgir dessa produção para a
ressignificação cultural da comunidade escolar onde a escola está inserida. A
comunidade é composta, em sua grande maioria, por descendentes de pomeranos,
assim como a pesquisadora deste trabalho. Assim, almejou-se introduzir assuntos
relacionados a esse contexto em sala de aula. Buscou-se contribuir em questões
voltadas ao ensino de artes a partir de novas abordagens e da inserção de novos
recursos pedagógicos e, também, colaborar com a percepção dos estudantes
quanto aos aspectos culturais, artísticos e históricos, bem como oportunizar a
ressignificação do sentido de ser uma escola do interior. Dessa forma, o presente
estudo contempla discussões voltadas ao campo da educação em Arte, abordando
questões relacionadas à utilização de diários de viagem como estratégia
pedagógica. Criou-se, assim, uma abordagem que leve em consideração o contexto
dos alunos e a produção de um material que valorize e resgate a cultura dos
estudantes. O estudo também apresenta um pouco da história da imigração
envolvendo os deslocamentos pomeranos pela região, conversas com familiares e
uma produção da pesquisadora ressaltando características da cultura pomerana. A
pesquisa teve cunho qualitativo, com intersecção com o método (auto)biográfico. O
estudo se deu a partir de pesquisa bibliográfica, anotações no diário da
pesquisadora, conversas com familiares, deslocamentos pela região e uma ação em
uma escola de Ensino Médio. Dessa última, analisou-se os comentários, atitudes,
escritos e criações dos alunos e uma exposição online que foi resultado da produção
dos estudantes. As atividades na escola foram realizadas de forma remota, devido
ao contexto pandêmico que se instalou durante o ano de 2020. Esta pesquisa foi
realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior – Brasil (CAPES).
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