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dc.creatorRipplinger, Tamara
dc.date.accessioned2022-03-25T15:16:54Z
dc.date.available2022-03-25T15:16:54Z
dc.date.issued2021-01-20
dc.identifier.citationRIPPLINGER, Tamara. Fidelidade ao protocolo de entrevistas motivacionais com famílias de crianças em idade pré-escolar: avaliação em um estudo de intervenção para promoção da saúde bucal na atenção primária à saúde. 2020. 81 p. Qualificação da Tese doutorado em Odontologia – Programa de Pós Graduação em Odontologia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8249
dc.description.abstractMotivational Interviewing (MS) is a guideline counseling method used to improve intrinsic motivation and strengthen commitment to changes in patient health behaviors. With the use of this method, the capacity and decision to promote change are entirely under the control of the patient, because the approach is centered in the exploration of the space of this, so that they themselves are able to classify their conflicting and contradictory problems finding solutions. For this method to gain positive results the monitoring of protocol fidelity is crucial. Thus, the objective of the present study is to evaluate the degree of fidelity of the implementation of Motivational Interviews (MS) applied to parents / caregivers participating in a randomized controlled community intervention study aimed at promoting the oral health of children from zero to five years old, enrolled in Basic Health Units of Pelotas, RS, in the years 2015 to 2017. After training, the interviewers made home visits to implement the MS, which were recorded and stored in computers. MS was auditioned for evaluation of protocol fidelity, based on the criteria established by the instrument "Motivational Interviewing Treatment Integrity 3.1.1. (MITI 3.1.1.) ". This instrument has specific domains for evaluating MS delivery strategies, based on its principles (motivation / evocation, collaboration, respect for autonomy, orientation for change and empathy) and skills (listening, informing and asking). The mean values for each domain was be calculated for both the interviewer group and the individual interviewers. These scores was compared to parameters recommended by the authors of MITI 3.1.1. for interviewers at the beginner and experienced level. The mean global MI spirit rating score was 4.0 (95% CI 3.9–4.1). Mean MI principles scores ranged from 3.8 (95% CI 3.7– 3.9) to 4.3 (95% CI 4.2– 4.4). The overall reflection to question ratio was 0.9 (95% CI 0.8– 1.0), % open-ended questions was 76.3 (95% CI 73.1-79.6), % complex reflections was 66.1 (95% CI 63.1-69.1) and % MI- adherent information was 94.1 (95% CI 93.5–94.5). Intervencionists with higher scores implemented more sessions with longer duration compared to those with lower scores (p=0.012). Conclusions: the interventionists achieved beginner and experient competence on MI. Expert performance was observe in those who have conducted more interviews and spent more time talking with the caregivers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEntrevista motivacionalpt_BR
dc.subjectFidelidadept_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.titleFidelidade ao protocolo de entrevistas motivacionais com famílias de crianças em idade pré-escolar: avaliação em um estudo de intervenção para promoção da saúde bucal na atenção primária à saúdept_BR
dc.title.alternativeFidelity to the motivational interviewing protocol with families of pre-school children: evaluation study in an oral health promotion intervention in primary healthcarept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA Entrevista Motivacional (EM) é um método de aconselhamento diretivo utilizado para melhorar a motivação intrínseca e fortalecer o compromisso com as mudanças de comportamentos em saúde. Com o uso deste método, a capacidade e a decisão de promover a mudança estão sob o controle dos indivíduos, pois a abordagem é centrada na exploração do espaço destes, para que eles mesmos consigam classificar seus problemas conflitantes e contraditórios, encontrando soluções. Para que este método adquira resultados positivos o monitoramento da fidelidade ao protocolo é crucial. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é avaliar o grau de fidelidade da implementação das Entrevistas Motivacionais (EM) aplicadas aos responsáveis de crianças de zero a três anos de idade participantes de um estudo de intervenção comunitário randomizado e controlado, voltado para a promoção de saúde bucal em Unidades Básicas de Saúde de Pelotas, RS, nos anos de 2015 a 2017. Após treinamentos, sete intervencionistas realizaram visitas domiciliares para implementar as EM, as quais foram gravadas e armazenadas em computadores. As EM foram submetidas a audição para avaliação quanto à fidelidade ao protocolo, com base nos critérios estabelecidos pelo instrumento “Motivational Interviewing Treatment Integrity 3.1.1. (MITI 3.1.1.)”. Este instrumento possui domínios específicos para avaliar estratégicas de entrega da EM, com base nos seus princípios (motivação/evocação, colaboração, respeito à autonomia, orientação para mudança e empatia) e habilidades (escutar, informar e perguntar). Os valores médios para cada domínio foram calculados tanto para o grupo de intervencionistas quanto individualmente para cada um. Estes escores foram comparados com parâmetros preconizados pelos autores do MITI 3.1.1. para intervencionistas em nível iniciante e experiente. A pontuação média global de classificação de espírito da EM foi de 4,0 (IC 95% 3,9–4,1). As pontuações médias dos princípios da EM variaram de 3,8 (IC 95% 3,7–3,9) a 4,3 (IC 95% 4,2– 4,4). A proporção de reflexão para perguntas foi de 0,9 (IC 95% 0,8-1,0), o percentual das questões abertas foi 76,3% (IC 95% 73,1-79,6),o de reflexões complexas foi 66,1% (IC 95% 63,1-69,1) e o de informações aderentes foi de 94,1% (IC 95% 93,5–94,5). Os intervencionistas com pontuações mais altas implementaram mais sessões com maior duração do que aqueles com pontuações mais baixas (p = 0,012). Os intervencionistas alcançaram competência iniciante e experiente em EM. O desempenho como experiente foi observado naqueles que realizaram mais EM e passaram mais tempo conversando com os responsáveis das crianças.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Cascaes, Andreia Morales


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