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Mover sem remover: uma abordagem crítica do Transit-Oriented Development (TOD) e sua aplicação no planejamento urbano atual.
| dc.creator | Salvi, Marco Leoni Deboer | |
| dc.date.accessioned | 2022-03-28T14:56:53Z | |
| dc.date.available | 2022-03-28 | |
| dc.date.available | 2022-03-28T14:56:53Z | |
| dc.date.issued | 2019-12-13 | |
| dc.identifier.citation | SALVI, Marco Leoni Deboer. Mover sem remover: uma abordagem crítica sobre o Transit-Oriented Development (TOD) e sua aplicação no planejamento urbano atual. Orientador: Maurício Couto Polidori. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8259 | |
| dc.description.abstract | The research begins by raising a basis for a discussion of the concept of urban planning called Transit-Oriented Development (TOD) and its application to contemporary urban mobility. Two chapters are structured for the composition of the theoretical framework of the research, and subsequent approach and discussion of the TOD. The initial chapter promotes a more qualitative understanding of the development of integrated planning between transport and urbanization, through a historical bias on the role of urban mobility in city production. The next chapter deals with transport planning from a quantitative perspective, where the survey of efficiency parameters in urban mobility guides the discussion about space and time optics. By completing the foundation of the research, a chapter begins to structure the approach necessary for a critical analysis of the TOD concept / method, allowing, from this, the development of the discussion about the TOD, as initially proposed. The research is built in the opening of a new perspective for future questions, discussions, and even new insertions, about a concept worked from the 1990s and recently approached in the Brazilian academy. Since the discussion does not cease with the present investigation because it is a process and not a product. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Urbanismo contemporâneo | pt_BR |
| dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
| dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
| dc.subject | Transporte público de passageiros | pt_BR |
| dc.subject | Contemporary urbanism | pt_BR |
| dc.subject | Urban planning | pt_BR |
| dc.subject | Urban mobility | pt_BR |
| dc.subject | Public passenger transport | pt_BR |
| dc.title | Mover sem remover: uma abordagem crítica do Transit-Oriented Development (TOD) e sua aplicação no planejamento urbano atual. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Move without removing: a critical approach about Transit-Oriented Development (TOD) and its application in current urban planning. | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorID | pt_BR | |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2778812302135964 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5251871279558601 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Vieira, Heitor | |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2691980651108518 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A investigação inicia com o levantamento de uma base para a discussão sobre o conceito de planejamento urbano denominado Transit-Oriented Development (TOD) ou Desenvolvimento Orientado ao Transporte Público de Passageiros, e sua aplicação na mobilidade urbana contemporânea. São estruturados dois capítulos para a composição do referencial teórico da pesquisa, e posterior abordagem e discussão do TOD. O capítulo inicial promove uma compreensão mais qualitativa do desenvolvimento de um planejamento integrado entre transporte e urbanização, mediante um viés histórico sobre o papel da mobilidade urbana na produção da cidade. O capítulo seguinte trabalha o planejamento em transportes por uma perspectiva quantitativa, onde, o levantamento de parâmetros de eficiência em mobilidade urbana orienta a discussão sobre óticas de espaço e tempo. Ao completar o embasamento da investigação, um capítulo passa a estruturar a abordagem necessária para uma análise crítica do conceito/método TOD, permitindo, a partir desta, o desenvolvimento da discussão sobre o TOD, como proposto inicialmente. A pesquisa é construída na abertura de uma nova perspectiva para questionamentos futuros, discussões, e até mesmo novas inserções, sobre um conceito trabalhado a partir da década de 1990 e, recentemente, abordado na academia brasileira. Uma vez que, a discussão não cessa com a presente investigação, pois se trata de um processo e não de um produto. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Polidori, Maurício Couto |
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PROGRAU: Dissertações e Teses [244]
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