dc.creator | Nogueira, Carolina Gomes | |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T14:57:43Z | |
dc.date.available | 2022-03-28 | |
dc.date.available | 2022-03-28T14:57:43Z | |
dc.date.issued | 2022-03-03 | |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Carolina Gomes. Musealização dos direitos humanos na América Latina: formas de representação discursiva e expográfica no Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, de Santiago – Chile. 2022. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas,
Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8260 | |
dc.description.abstract | The present one aimed to investigate the discursive and expographic forms of the
human rights theme in memory and human rights museums in Latin America. To do
so, it focused on analyzing three temporary exhibitions at the Museo de la Memoria y
los Derechos Humanos, in Santiago, Chile. From the discussions about human rights,
memory and the expographic representation of human suffering, we sought to identify
the recurrences in the way of exposing human rights in museum institutions that
address traumatic memories. Thus, this research used a qualitative methodological
contribution, as it depends on several search factors and because it consists of a work
with phenomena. The research techniques implemented were, bibliographic research,
with the objective of expanding the state of the art related to the theme, document
research, with the purpose of searching primary sources on the participating
institutions, and oral history, with the objective of seeking to understand how the theme
of human rights is inserted in the general context of museums and also in the field of
analytical categories of memory and the expographic representation of trauma. For
data analysis, we used categories of analysis, created by the author and director,
discourse analysis (ORLANDI, 2005), and multimodality (BENZEMER; KRESS, 2008).
The inference from the data points to a recurring way of exposing human rights, artistic
expression. This research was carried out remotely due to restrictions imposed by the
pandemic of the disease caused by the coronavirus (Sars-Cov-2), popularly known as
Covid-19. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Museus de memória | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Expografia | pt_BR |
dc.subject | Memory museums | pt_BR |
dc.subject | Human rights | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Exhibition | pt_BR |
dc.title | Musealização dos Direitos Humanos na América Latina: formas de representação discursiva e expográfica no Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, de Santiago - Chile | pt_BR |
dc.title.alternative | Musealization of human rights in Latin America: forms of discursive and expographic representation at the Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, in Santiago – Chile. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3544280310042130 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0755000112345375 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação teve por objetivo investigar as formas discursivas e
expográficas do tema dos direitos humanos em museus de memória e direitos
humanos na América Latina. Para tanto, concentrou-se em analisar três exposições
temporárias do Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, de Santiago, Chile. A
partir das discussões acerca dos direitos humanos, da memória e da representação
expográfica do sofrimento humano, buscou-se identificar as recorrências na forma de
expor os direitos humanos em instituições museológicas que abordam memórias
traumáticas. Assim, esta pesquisa utilizou de um aporte metodológico de cunho
qualitativo, por depender de diversos fatores de busca e por consistir em um trabalho
com fenômenos. As técnicas de pesquisa implementadas foram: pesquisa
bibliográfica, com o objetivo de ampliar o estado da arte relativo à temática; pesquisa
documental, com o propósito de buscas em fontes primárias sobre as instituições
participantes; e história oral, com o objetivo de buscar compreender como o tema dos
direitos humanos está inserido no contexto geral dos museus e, também, no campo
das categorias analíticas da memória e da representação expográfica do trauma. Para
análise dos dados, utilizou-se categorias de análise criadas pela autora e pela
orientadora, a análise do discurso (ORLANDI, 2005) e a multimodalidade
(BENZEMER; KRESS, 2008). A inferência dos dados aponta para uma forma
recorrente de expor os direitos humanos, a expressão artística. Essa pesquisa foi
realizada de modo remoto devido às restrições impostas pela pandemia da doença
causada pelo coronavírus (Sars-Cov-2), popularmente conhecida como Covid-19. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Maria Letícia Mazzucchi | |