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dc.contributor.authorRibeiro, Maria Thereza Rosa
dc.date.accessioned2022-04-20T21:04:28Z
dc.date.available2022-04-20T21:04:28Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationRIBEIRO, M. T. R.. Marcas da historicidade e da centralidade do espaço urbano: o caso do Mercado Central de Pelotas - RS.. SOCIEDADE EM DEBATE, v. 26, p. 194-218, 2020. ISSN 2317-0204. Disponível em: https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2792. Acesso em: 18 de abril de 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8297
dc.description.abstractO foco desta apresentação é a historicidade construída pelos citadinos nos espaços centrais da cidade de Pelotas. A referência empírica de centralidade é o Mercado Público o qual recebeu uma intervenção urbanística entre 2009 e 2012, que resultou numa mudança na paisagem urbana advinda da multifuncionalidade do uso do espaço e da dinâmica de consumo dos frequentadores. O estudo capta as ações dos citadinos, em cujas práticas produzem formas de convivência no espaço urbano que deixam vir à cena conflitos, consensos, exclusão social (gentrificação). A análise faz uso de fontes secundárias sobre a história do Mercado Central de Pelotas, com vistas a conhecer o significado do Mercado Público enquantoherança de tempos pretéritos que integra o conjunto arquitetônico histórico de Pelotas, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN, 2006; 2012). A concepção de história do lugar abrange as categorias “isotopia”, lugar do mesmo, mesmo lugar; “heterotopia”, o outro lugar e o lugar dooutro; e, “u-topia”, o não-lugar, o lugar do alhures, na perspectiva crítica de Henri Lefebvre, em suas obras O direito à Cidade ([1968], 2001) e a Revolução urbana ([1970], 2008).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMercado Centralpt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectCentralidadept_BR
dc.subjectHistoricidadept_BR
dc.subjectCentral Marketpt_BR
dc.subjectUrban spacept_BR
dc.subjectCentralitypt_BR
dc.subjectHistoricitypt_BR
dc.titleMarcas da historicidade e da centralidade do espaço urbano: o caso do Mercado Central de Pelotas-RSpt_BR
dc.title.alternativeCharacteristics of historicity and centrality of urban space: the case of the Central Market of Pelotas-RSpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.47208/sd.v26i3.2792


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