“Ginástica sem fronteiras": o programa International Youth Leader Education e suas relações para a atuação profissional em ginástica
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o processo de internacionalização por meio do programa International Youth Leader Education (IYLE) e suas influências na trajetória profissional em Ginástica. Esse programa, da International Sports and Culture Association (ISCA), oferece bolsas de estudos em escolas dinamarquesas com formação no estilo não formal, proporcionando amplas vivências e práticas esportivas, entre as quais podemos destacar a Ginástica. Com a participação de brasileiros desde 1997 até os dias atuais, e considerando as necessidades na formação de professores de Ginástica no
Brasil, esse estudo propôs uma abordagem qualitativa descritiva para alcance dos objetivos apresentados. Para a coleta de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas e posteriormente a análise de Bardin (2011) para tratamento dos dados obtidos. Por meio dos seus procedimentos, essa pesquisa aprofundou-se em algumas questões que compreendem a entrada no programa, a formação do intercâmbio e a trajetória profissional. Com isso, constatamos que todos os participantes entrevistados tinham experiência prévia com a Ginástica, principalmente em grupos de extensão nas universidades. A maior motivação para participar do programa foi a experiência internacional, seguida da formação em Ginástica oferecida, além das influências de colegas e amigos de grupos de Ginástica Para Todos. O fator financeiro foi apresentado como o maior desafio para participar do programa, além das dificuldades com a proficiência em inglês. Durante o intercâmbio, os participantes destacaram, por suas percepções, características do ensino, como a estrutura e materiais de qualidade, como facilitador pedagógico, a organização da escola, professores e alunos, aulas com pouca teoria e muitas atividades práticas. As principais contribuições no aspecto pessoal foram as amizades, a experiência internacional e o amadurecimento. Já no âmbito profissional, constatamos a formação em Ginástica por meio das vivências práticas, performances e outras contribuições como diferencial da formação internacional no currículo. Após o intercâmbio, houve contribuições na instituição de vínculo, especialmente nos grupos de extensão e pesquisa. A formação da IYLE contribuiu de diversas formas na trajetória profissional,
principalmente pela aplicação dos conhecimentos adquiridos e pela experiência vivida. A Ginástica dinamarquesa passou a ser utilizada como um elemento das aulas práticas, sem grandes repercussões pela fata de conhecimento e pela diferente relação com a Ginástica no contexto brasileiro. Na prática
docente, a Ginástica dinamarquesa passou a ser utilizada como um conteúdo da Ginástica com vivências e exemplos vividos.
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