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dc.creatorBastos, Brenda de Pinho
dc.date.accessioned2022-05-03T19:57:10Z
dc.date.available2022-05-03T19:57:10Z
dc.date.issued2021-12-22
dc.identifier.citationBASTOS, Brenda de Pinho. Efeitos do feedback de comparação temporal na aprendizagem motora em adolescentes. 2021. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8350
dc.description.abstractRecent studies have pointed out that the provision of temporal comparison feedback affects the acquisition of motor skills in adults. It is unclear, however, whether such effects can be seen in other populations such as adolescents. The aim of the present study was to verify the effects of positive temporal comparison feedback on the acquisition of a motor skill in adolescents. The sample consisted of twenty-eight participants (11 boys and 17 girls), with a mean age of 15.5 years, distributed into a positive temporal comparison feedback group (GFTP) and a control group (GCON). The task was a serial reaction time, which consisted of performing a series of ten clicks of the computer mouse as quickly as possible, following the appearance of circles on the screen. All participants initially performed the baseline phase with twenty trials and, later, 105 trials in the acquisition phase. In this phase, GFTP participants received positive temporal comparison feedback, inducing an improvement in their performance throughout practice after every fifteen trials, with the first supply after the 30th trials. After 24 hours, the retention test was performed, consisting of twenty trials, withoutproviding temporal comparison feedback. A motivation questionnaire was applied at different times of the study. The results revealed no difference in performance between the groups in any phase of the study. However, the superiority of the GFTP was verified in some motivational constructs. We concluded that the provision of positive temporal comparison feedback did not benefit the acquisition of a motor skill in adolescentspt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectComparação temporalpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMotor learningpt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectTemporal comparisonpt_BR
dc.subjectAdolescentspt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.titleEfeitos do feedback de comparação temporal na aprendizagem motora em adolescentespt_BR
dc.title.alternativeEffects of temporal comparison feedback on motor learning in adolescents.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2073892786964627pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2036471977494922pt_BR
dc.description.resumoEstudos recentes têm apontado que o fornecimento de feedback de comparação temporal afeta a aquisição de habilidades motoras em adultos. Não está claro, no entanto, se tais efeitos podem ser verificados em outras populações como em adolescentes. O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos do feedback de comparação temporal positivo na aquisição de uma habilidade motora em adolescentes. A amostra foi constituída de 28 participantes (11 meninos e 17 meninas), com idade média de 15,5 anos, distribuídos em um grupo de feedback de comparação temporal positivo (GFTP) e um grupo controle (GCON). A tarefa motora analisada foi de tempo de reação seriado, em que consistia realizar uma série de 10 cliques no mouse do computador o mais rápido possível, seguindo o aparecimento de círculos na tela. Todos os participantes realizaram inicialmente a fase de baseline com 20 tentativas e, posteriormente, 105 tentativas na fase de aquisição. Nesta fase os participantes do GFTP receberam feedback de comparação temporal positivo induzindo melhora do seu desempenho ao longo da prática após cada 15 tentativas, sendo primeiro fornecimento a partir da 30ª tentativa. Após 24h, foi realizado o teste de retenção, consistindo em 20 tentativas, sem fornecimento de feedback de comparação temporal. Um questionário de motivação foi aplicado em diferentes momentos do estudo. Os resultados não revelaram diferença no desempenho entre os grupos em nenhuma fase do estudo. Porém, foi verificada superioridade do GFTP em alguns construtos motivacionais. Conclui-se que o fornecimento de feedback de comparação temporal positivo não beneficiou a aquisição de uma abilidade motora em adolescentes.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Drews, Ricardo


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