Mostrar el registro sencillo del ítem
Efeitos do feedback de comparação temporal na aprendizagem motora em adolescentes
dc.creator | Bastos, Brenda de Pinho | |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T19:57:10Z | |
dc.date.available | 2022-05-03T19:57:10Z | |
dc.date.issued | 2021-12-22 | |
dc.identifier.citation | BASTOS, Brenda de Pinho. Efeitos do feedback de comparação temporal na aprendizagem motora em adolescentes. 2021. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8350 | |
dc.description.abstract | Recent studies have pointed out that the provision of temporal comparison feedback affects the acquisition of motor skills in adults. It is unclear, however, whether such effects can be seen in other populations such as adolescents. The aim of the present study was to verify the effects of positive temporal comparison feedback on the acquisition of a motor skill in adolescents. The sample consisted of twenty-eight participants (11 boys and 17 girls), with a mean age of 15.5 years, distributed into a positive temporal comparison feedback group (GFTP) and a control group (GCON). The task was a serial reaction time, which consisted of performing a series of ten clicks of the computer mouse as quickly as possible, following the appearance of circles on the screen. All participants initially performed the baseline phase with twenty trials and, later, 105 trials in the acquisition phase. In this phase, GFTP participants received positive temporal comparison feedback, inducing an improvement in their performance throughout practice after every fifteen trials, with the first supply after the 30th trials. After 24 hours, the retention test was performed, consisting of twenty trials, withoutproviding temporal comparison feedback. A motivation questionnaire was applied at different times of the study. The results revealed no difference in performance between the groups in any phase of the study. However, the superiority of the GFTP was verified in some motivational constructs. We concluded that the provision of positive temporal comparison feedback did not benefit the acquisition of a motor skill in adolescents | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem motora | pt_BR |
dc.subject | Feedback | pt_BR |
dc.subject | Comparação temporal | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Motor learning | pt_BR |
dc.subject | Feedback | pt_BR |
dc.subject | Temporal comparison | pt_BR |
dc.subject | Adolescents | pt_BR |
dc.subject | Motivation | pt_BR |
dc.title | Efeitos do feedback de comparação temporal na aprendizagem motora em adolescentes | pt_BR |
dc.title.alternative | Effects of temporal comparison feedback on motor learning in adolescents. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2073892786964627 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2036471977494922 | pt_BR |
dc.description.resumo | Estudos recentes têm apontado que o fornecimento de feedback de comparação temporal afeta a aquisição de habilidades motoras em adultos. Não está claro, no entanto, se tais efeitos podem ser verificados em outras populações como em adolescentes. O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos do feedback de comparação temporal positivo na aquisição de uma habilidade motora em adolescentes. A amostra foi constituída de 28 participantes (11 meninos e 17 meninas), com idade média de 15,5 anos, distribuídos em um grupo de feedback de comparação temporal positivo (GFTP) e um grupo controle (GCON). A tarefa motora analisada foi de tempo de reação seriado, em que consistia realizar uma série de 10 cliques no mouse do computador o mais rápido possível, seguindo o aparecimento de círculos na tela. Todos os participantes realizaram inicialmente a fase de baseline com 20 tentativas e, posteriormente, 105 tentativas na fase de aquisição. Nesta fase os participantes do GFTP receberam feedback de comparação temporal positivo induzindo melhora do seu desempenho ao longo da prática após cada 15 tentativas, sendo primeiro fornecimento a partir da 30ª tentativa. Após 24h, foi realizado o teste de retenção, consistindo em 20 tentativas, sem fornecimento de feedback de comparação temporal. Um questionário de motivação foi aplicado em diferentes momentos do estudo. Os resultados não revelaram diferença no desempenho entre os grupos em nenhuma fase do estudo. Porém, foi verificada superioridade do GFTP em alguns construtos motivacionais. Conclui-se que o fornecimento de feedback de comparação temporal positivo não beneficiou a aquisição de uma abilidade motora em adolescentes. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Drews, Ricardo |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGEF: Dissertações e Teses [351]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.