dc.creator | Toescher, Marcelo Kopp | |
dc.date.accessioned | 2022-05-05T20:07:54Z | |
dc.date.available | 2022-05-05T20:07:54Z | |
dc.date.issued | 2021-12-15 | |
dc.identifier.citation | TOESCHER, Marcelo Kopp Conhecimentos dos treinadores e a intencionalidade no ensino de habilidades para a vida: um estudo com treinadores escolares. 2021. 79f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8363 | |
dc.description.abstract | The sports context, focused on performance or at school, represents an important development environment for children and young people. In order for the sports experiences of these individuals to be positive, a good performance by the coach is necessary, who must have diverse knowledge and, in addition, must know how to put it into practice. So, the present study aimed to verify the perception of domain of school coaches from Pelotas about their knowledge and their levels of intentionality in teaching life skills through sport. 25 school coaches from the city of Pelotas who’ve competed in the last edition of the Pelotas School Games (JEPEL) in 2019 have participated in the study. The Coach Knowledge
Questionnaire (CKQ) by Quinaud et al (2020) and the Portuguese Coaching Life Skills in Sport Questionnaire (PCLSS-Q), by Ciampolini et al (2021) were used, respectively. In the first questionnaire, 25 responses were obtained and in the second, 19. The SPSS 20.0 statistical software was used to perform the analysis of frequency, means and standard deviation. The participating coaches showed,
on average, good or fair perceived domain in most professional and interpersonal skills, with the exception of “implementation and evaluation of training programs” and “training of other coaches”. In addition, they also showed reasonable or good perceived domain in all intrapersonal knowledge addressed.
As for the intentionality in teaching life skills, the participants showed that they care about structuring a positive sports climate, with the discussion of life skills and the discussion of the transfer of these skills. In turn, lower values were found in the blocks about the practice of life skills and the practice of transferring these skills. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Esporte extraclasse | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento positivo de jovens | pt_BR |
dc.subject | Formação de treinadores | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | School sports | pt_BR |
dc.subject | Positive youth development | pt_BR |
dc.subject | Coach development | pt_BR |
dc.title | Conhecimentos dos treinadores e a intencionalidade no ensino de habilidades para a vida: um estudo com treinadores escolares | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1681835788971312 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2825017436880385 | pt_BR |
dc.description.resumo | O contexto esportivo, seja voltado para o rendimento ou na escola, representa um importante ambiente de formação para crianças e jovens. Para que as experiências esportivas desses indivíduos sejam positivas, é necessária uma boa atuação do(a) treinador(a), que deve possuir diversos conhecimentos e, além disso, saber colocá-los em prática. Em cima disso, o presente estudo tevecomo objetivo foi verificar a percepção de domínio de treinadores e treinadoras escolares de Pelotas sobre seus conhecim ntos e os seus níveis de intencionalidade no ensino de habilidades para a vida através do esporte.eContou-se com a participação de 25 treinadores(as) escolares da cidade de Pelotas participantes da última edição dos Jogos Escolares de Pelotas (JEPEL) em 2019. Foram aplicados os questionários Coach Knowledge Questionnaire (CKQ) de Quinaud et al (2020) e o Portuguese Coaching Life Skills in Sport Questionnaire (PCLSS-Q), de Ciampolini et al (2021) respectivamente. No primeiro questionário foram obtidas 25 respostas e no segundo 19. Foi usado o software estatístico SPSS 20.0 para a realização das análises de frequência, médias e desvio padrão. Os(as) treinadores(as) participantes apresentaram, em média, domínio bom ou razoável na maioria dos conhecimentos profissionais e interpessoais, com exceção de “implementação e avaliação de programas de treinamento” e “formação de outros treinadores”. Além disso também apresentaram domínio razoável ou bom em todos os conhecimentos intrapessoais abordados. Quanto à intencionalidade no ensino de habilidades para a vida, os(as) participantes demonstraram se importar com a estruturação de um clima esportivo positivo, com a discussão de habilidades para a vida e com a discussão da transferência dessas habilidades. Por sua vez, foram encontrados valores mais baixos nos blocos voltados para a prática de habilidades para a vida e para a prática da transferência dessas habilidades. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Eraldo dos Santos | |