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dc.creatorPortela, Carolina Martins
dc.date.accessioned2022-06-22T15:00:22Z
dc.date.available2022-06-15
dc.date.available2022-06-22T15:00:22Z
dc.date.issued2022-03-18
dc.identifier.citationPORTELA, Carolina Martins. Flor e Ser: semeando a arte da dança na escola. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8489
dc.description.abstractThe present master's dissertation was developed together with the Graduate Program in Visual Arts of the Arts Center of the Federal University of Pelotas - UFPel, linked to the research line Education in Arts and Aesthetic Training Processes. The study sought to investigate the possibilities and strategies to make sense of the practices of Teaching Dance at school, considering my experience as an artist, researcher, producer and educator from the analysis of the show “Nordestiando”, developed in 2018 in the discipline of Show Montage, curricular component of the Dance Degree Course at the Federal University of Pelotas. The research had as specific objectives: a) to investigate the teaching and learning processes in Arts with emphasis on Dance; b) recall, describe and report artistic-pedagogical experiences of the dance show “Nordestiando”; c) Develop, from artistic experiences, pedagogical possibilities for Teaching Dance at school for children from 6 to 12 years old. Based on the belief that Dance acts as an integration activity, developing cognitive, affective and behavioral aspects, this artistic, pedagogical and scientific investigation was developed, starting from the analogy between land/spaces, seeds/children, gardener/teacher and the possibilities that Flower and Being allow to root, spread and proliferate Dance in different bodies, thus making it possible to perfume the environments through which they transit. To develop this study, an open methodology was assumed, inspired by life stories, self-training, dance pedagogy and artistic production. As author-guides, the following stand out: Josso (2007), Nóvoa and Finger (2010), Strazzacappa (2012), Marques (1997), Barbosa (2010), Duarte Jr. (2010), among others. Thus, the new discourses that are presented for the Teaching of Dance at school are problematized, as well as the relationships with other areas of knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem da dançapt_BR
dc.subjectProcessos de criaçãopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectTeaching-learning of dancept_BR
dc.subjectCreation processespt_BR
dc.subjectCoursewarept_BR
dc.titleFlor e Ser: semeando a arte da dança na escolapt_BR
dc.title.alternativeFlower and Being: sowing the art of dance at schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5746201995061988pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2753343798582334pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética. O estudo buscou investigar as possibilidades e estratégias para dar sentido às práticas de Ensino da Dança na escola, considerando minha experiência enquanto artista, pesquisadora, produtora e educadora a partir da análise do espetáculo “Nordestiando”, desenvolvido no ano de 2018 na disciplina de Montagem de Espetáculo, componente curricular do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa teve como objetivos específicos: a) investigar os processos de ensino e aprendizagem em Artes com ênfase na Dança; b) rememorar, descrever e relatar vivências artístico-pedagógicas do espetáculo de Dança “Nordestiando”; c) Desenvolver, a partir de experiências artísticas, possibilidades pedagógicas para o Ensino da Dança na escola para crianças de 6 a 12 anos. Baseada na crença de que a Dança age como atividade de integração desenvolvendo aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais é que desenvolveu-se essa investigação artística, pedagógica e científica, partindo da analogia entre a terra/espaços, sementes/crianças, jardineiro/professor e as possibilidades que a Flor e Ser permitirem para enraizar, difundir e proliferar a Dança nos diferentes corpos, assim possibilitando perfumarem os ambientes por onde transitarem. Para desenvolver esse estudo foi assumida uma metodologia aberta, inspirada em histórias de vida, autoformação, pedagogia da Dança e a produção artística. Como autores-guias ressalta-se: Josso (2007), Nóvoa e Finger (2010), Strazzacappa (2012), Marques (1997), Barbosa (2010), Duarte Jr. (2010), entre outros. Assim, problematiza-se os novos discursos que se apresentam para o Ensino da Dança na escola, bem como as relações com outras áreas do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Hoffmann, Carmen Anita


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