dc.creator | Lopes, Pâmela Fogaça | |
dc.date.accessioned | 2022-06-22T15:01:25Z | |
dc.date.available | 2022-06-15 | |
dc.date.available | 2022-06-22T15:01:25Z | |
dc.date.issued | 2021-12-16 | |
dc.identifier.citation | LOPES, Pâmela Fogaça. Poner la Cuerpa: Mulheres e Dissidências Latino-Americanas em Atos Performático. 2021. 248 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8491 | |
dc.description.abstract | Esta investigación se elaboró a partir de inquietudes y reflexiones sobre el trabajo artístico y el pensamiento de las mujeres y disidencias latinoamericanas que operan como referentes para esta creación. Este texto fue propuesto a partir de una escritura performativa (LYRA, 2020b). La disertación se desarrolló en el Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas. A partir del lema feminista “poner la cuerpa”, se establece un territorio performativo con características expandidas (CABALLERO, 2011). Se presentan reflexiones sobre las intersecciones entre arte y activismo, considerando sus estrategias de expresión y acción política (COLLING, 2019; GIUNTA, 2019; ROJAS, 2015; PEÑA; MAYER; ROSA, 2018, entre otros). Para ello, se crean “mandalas dramatúrgicas” (LYRA, 2011) con los siguientes vectores poéticos: “coletividades e ação”, “mutações” e “encontro”. Los procesos de creación en red son evidentes, ya sea a través de la actuación con colectivos feministas, o de experimentos y talleres performance, planteados a partir de símbolos comunes que se articulan dentro de las marchas y actos feministas. Estos estudios afirmaron potencias en el encuentro de una ética feminista con la realización de performance. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Poner la cuerpa | pt_BR |
dc.subject | Performance feminista | pt_BR |
dc.subject | Performance expandida | pt_BR |
dc.subject | Artivismo | pt_BR |
dc.subject | Escrita performativa | pt_BR |
dc.subject | Activismo | pt_BR |
dc.subject | Escritura performativa | pt_BR |
dc.title | Poner la Cuerpa: mulheres e dissidências latino-americanas em atos performáticos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3333681300893163 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2753343798582334 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Medeiros, Rosângela Fachel de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/494560407237080599869098053 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi elaborada a partir de inquietações e reflexões sobre o trabalho artístico e o pensamento de mulheres e dissidências latino-americanas que operam como referências para a criação em performance. Esse texto foi proposto a partir de uma escrita performativa (LYRA, 2020b). A dissertação foi desenvolvida no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da
Universidade Federal de Pelotas. A partir da consigna feminista “poner la cuerpa”, agencia-se um território performático de características expandidas (CABALLERO, 2011). Apresentam-se reflexões sobre as intersecções entre arte e ativismo, considerando suas estratégias de expressão e ação política (COLLING, 2019; GIUNTA, 2019; ROJAS, 2015; PEÑA; MAYER; ROSA, 2018, entre
outres). Para esse fazer, são elaboradas “mandalas dramatúrgicas” (LYRA, 2011) com os seguintes vetores poéticos: “coletividades e ação”, “mutações” e “encontro”. Evidenciam-se os processos de criação em rede, seja pela atuação junto a coletividades feministas, seja em experimentos e oficinas-performance, levantados a partir de símbolos comuns que são articulados dentro de marchas e atos
feministas. Esses estudos afirmaram potências no encontro de uma ética feminista com o fazer performático. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hoffmann, Carmen Anita | |