dc.creator | Silveira, Josiane Silveira | |
dc.date.accessioned | 2022-07-28T14:17:11Z | |
dc.date.available | 2022-07-27 | |
dc.date.available | 2022-07-28T14:17:11Z | |
dc.date.issued | 2022-03-30 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Josiane Silveira. Políticas nacionais de formação continuada de docentes e repercussões no estado do RS e município de Pelotas (2009-2018). 2022. 67 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8539 | |
dc.description.abstract | The research addresses the continuing education of teachers and the policies linked
to it as permanent challenges of the educational teaching system in its different
spheres of scope, evidencing articulations, approximations and distances that are
sometimes evident, sometimes masked, considering political disputes and local
tensions. It seeks to look at the phenomenon from the perspective of the geographic
scale without reducing it to the identification of limits and borders but seeking
expression and differentiation in the geographic space of what is/was produced and
stimulated by educational policy initiatives. The general objective was to understand
how national public policies to support the continuing education of teachers, when
spatialized, produced and re-signified teacher training actions on a local scale. The
proposal had as its method of approach the qualitative research. Data generation was
carried out through documents and individual semi-structured interviews and data
analysis, expressed in legislation and in interviews, through content analysis. In this
context, we identified the establishment of conditions for the constitution of a formative
territory, however, not its consolidation due to the absence of social relations capable
of constituting the power relations that would guarantee the existence of a territory of
continued formation. We understand that the greatest force was underrepresented, the
teachers of basic education, professionals with autonomy and ability to make decisions
and lead training. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de docentes | pt_BR |
dc.subject | Escala geográfica | pt_BR |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Continuing education of teachers | pt_BR |
dc.subject | Geographic scale | pt_BR |
dc.subject | Territory | pt_BR |
dc.subject | Educational policies | pt_BR |
dc.title | Políticas nacionais de formação continuada de docentes e repercussões no estado do RS e município de Pelotas (2009-2018). | pt_BR |
dc.title.alternative | National policies for continuing education of teachers and repercussions in the state of RS and municipality of Pelotas (2009-2018). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5154177112692869 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6058487579514784 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa aborda a formação continuada de professores e as políticas vinculadas a
ela como desafios permanentes do sistema educacional de ensino em suas diferentes
esferas de abrangência, evidenciando articulações, aproximações e distanciamentos
que ora estão evidentes, ora mascarados, considerando disputas políticas e
tensionamentos locais. Busca olhar o fenômeno pela ótica da escala geográfica sem
reduzi-lo a identificação de limites e fronteiras, mas, buscando a expressão e a
diferenciação no espaço geográfico do que é/foi produzido e estimulado por iniciativas
da política educacional. Configurou-se como objetivo geral compreender como
políticas públicas nacionais de apoio a formação continuada de professores, ao se
espacializarem, produziram e ressignificaram ações de formação docente em escala
local. A proposta teve como método de abordagem a pesquisa qualitativa. A geração
dos dados foi realizada por meio de documentos e entrevistas individuais
semiestruturadas e a análise dos dados, expressos na legislação e nas entrevistas,
por meio da análise de conteúdo. Nesse contexto identificamos o estabelecimento de
condições para a constituição de um território formativo, porém, não a sua
consolidação devido à ausência de relações sociais capazes de constituir as relações
de poder que garantiriam a existência de um território da formação continuada.
Entendemos que a maior força estava pouco representada, os professores da
educação básica, profissionais com autonomia e capacidade para tomar decisões e
protagonizar a formação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carlos, Lígia Cardoso | |