Mostrar registro simples

dc.creatorSilveira, Josiane Silveira
dc.date.accessioned2022-07-28T14:17:11Z
dc.date.available2022-07-27
dc.date.available2022-07-28T14:17:11Z
dc.date.issued2022-03-30
dc.identifier.citationSILVEIRA, Josiane Silveira. Políticas nacionais de formação continuada de docentes e repercussões no estado do RS e município de Pelotas (2009-2018). 2022. 67 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8539
dc.description.abstractThe research addresses the continuing education of teachers and the policies linked to it as permanent challenges of the educational teaching system in its different spheres of scope, evidencing articulations, approximations and distances that are sometimes evident, sometimes masked, considering political disputes and local tensions. It seeks to look at the phenomenon from the perspective of the geographic scale without reducing it to the identification of limits and borders but seeking expression and differentiation in the geographic space of what is/was produced and stimulated by educational policy initiatives. The general objective was to understand how national public policies to support the continuing education of teachers, when spatialized, produced and re-signified teacher training actions on a local scale. The proposal had as its method of approach the qualitative research. Data generation was carried out through documents and individual semi-structured interviews and data analysis, expressed in legislation and in interviews, through content analysis. In this context, we identified the establishment of conditions for the constitution of a formative territory, however, not its consolidation due to the absence of social relations capable of constituting the power relations that would guarantee the existence of a territory of continued formation. We understand that the greatest force was underrepresented, the teachers of basic education, professionals with autonomy and ability to make decisions and lead training.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação continuada de docentespt_BR
dc.subjectEscala geográficapt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectContinuing education of teacherspt_BR
dc.subjectGeographic scalept_BR
dc.subjectTerritorypt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.titlePolíticas nacionais de formação continuada de docentes e repercussões no estado do RS e município de Pelotas (2009-2018).pt_BR
dc.title.alternativeNational policies for continuing education of teachers and repercussions in the state of RS and municipality of Pelotas (2009-2018).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5154177112692869pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6058487579514784pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aborda a formação continuada de professores e as políticas vinculadas a ela como desafios permanentes do sistema educacional de ensino em suas diferentes esferas de abrangência, evidenciando articulações, aproximações e distanciamentos que ora estão evidentes, ora mascarados, considerando disputas políticas e tensionamentos locais. Busca olhar o fenômeno pela ótica da escala geográfica sem reduzi-lo a identificação de limites e fronteiras, mas, buscando a expressão e a diferenciação no espaço geográfico do que é/foi produzido e estimulado por iniciativas da política educacional. Configurou-se como objetivo geral compreender como políticas públicas nacionais de apoio a formação continuada de professores, ao se espacializarem, produziram e ressignificaram ações de formação docente em escala local. A proposta teve como método de abordagem a pesquisa qualitativa. A geração dos dados foi realizada por meio de documentos e entrevistas individuais semiestruturadas e a análise dos dados, expressos na legislação e nas entrevistas, por meio da análise de conteúdo. Nesse contexto identificamos o estabelecimento de condições para a constituição de um território formativo, porém, não a sua consolidação devido à ausência de relações sociais capazes de constituir as relações de poder que garantiriam a existência de um território da formação continuada. Entendemos que a maior força estava pouco representada, os professores da educação básica, profissionais com autonomia e capacidade para tomar decisões e protagonizar a formação.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Carlos, Lígia Cardoso


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples