Mostrar registro simples

dc.creatorSirtoli, Guilherme Susin
dc.date.accessioned2022-08-16T22:43:58Z
dc.date.available2022-08-16
dc.date.available2022-08-16T22:43:58Z
dc.date.issued2022-06-28
dc.identifier.citationSIRTOLI, Guilherme Susin. Metodologias em arte e educação desenvolvidas ao sul do Brasil : un Sur adelante. Orientador: Úrsula Rosa da Silva. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8571
dc.description.abstractThis dissertation reflects on the art and education developed in the south of Brazil, more precisely in the Arts Center of the Federal University of Pelotas, an academic unit with a significant production in extension since its beginnings, even when it was called ILA - Instituto de Letras e Artes . Issues that cross different times and subjects are addressed, seeking rhizomatic approximations between the field of art and education, as well as the university, the city and, consequently, art and life. The focus of the work resides in the analysis between artistic and educational actions that reverberate in the urban space. For this, the artistic propositions of Luis Camnitzer, El museo es una escuela (2011-2016) and Pablo Helguera, Escuela Panamericana del Desasosiego, (2003-2011) are analyzed. As a case study about methodologies in southern Brazil, the teaching identities and narratives with a focus on extension, of the artist-teachers of the Centro de Artes - UFPel, José Luiz de Pellegrin and Nádia da Cruz Senna, are addressed. Actions by Nádia and Pellegrin are analyzed, which foreground an action beyond the classroom space and institutional walls. The analyzes show that the methodologies and the teaching of art developed in the south of Brazil are based on an ethical-aesthetic-social performance, occurring in a collaborative way, seeking an integration with the city community of Pelotas. Through the analyses, the uninterrupted circuit of teaching-research-extension in the practices of such professors was highlighted, something characteristic of the actions of UFPel itselfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectSulpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectUrban spacept_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.subjectSouthpt_BR
dc.titleMetodologias em arte e educação desenvolvidas ao sul do Brasil: un Sur adelantept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5116776218195450pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2360365860775097pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação reflete sobre a arte e a educação desenvolvidas no sul do Brasil, mais precisamente no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, unidade acadêmica com uma produção significativa em extensão desde seus primórdios, ainda quando se chamava ILA - Instituto de Letras e Artes. São abordadas questões que atravessam diferentes tempos e sujeitos, pretendendo aproximações rizomáticas entre o campo da arte e da educação, bem como da universidade, da cidade e, consequentemente, da arte e da vida. O foco do trabalho reside na análise entre ações artísticas e educacionais que reverberam no espaço urbano. Para isso, são analisadas as proposições artísticas de Luis Camnitzer, El museo es una escuela (2011-2016) e de Pablo Helguera, Escuela Panamericana del Desasosiego, (2003-2011). Como estudo de caso acerca das metodologias no sul do Brasil, são abordadas as identidades docentes e narrativas com foco na extensão, dos professores-artistas do Centro de Artes da UFPel, José Luiz de Pellegrin e Nádia da Cruz Senna. São analisadas ações de Nádia e Pellegrin que colocam em primeiro plano uma atuação para além do espaço de sala de aula e muros institucionais. As análises mostram que as metodologias e o ensino da arte desenvolvido ao sul do Brasil estão pautados em uma atuação ético-estético-social, ocorrendo de forma colaborativa, buscando uma integração com a comunidade citadina de Pelotas. Por intermédio das análises, ressaltou-se o circuito ininterrupto de ensino-pesquisa-extensão nas práticas de tais docentes, algo característico das ações da própria UFPel.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesSIRTOLI, Guilherme Susin. Metodologias em arte e educação desenvolvidas ao sul do Brasil : un Sur adelante. Orientador: Úrsula Rosa da Silva. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ursula Rosa da


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples