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dc.creatorSilveira, Janice Ferreira da
dc.date.accessioned2022-08-22T14:02:39Z
dc.date.available2022-08-22
dc.date.available2022-08-22T14:02:39Z
dc.date.issued2022-05-26
dc.identifier.citationSILVEIRA, Janice Ferreira da. Uso de veículo aéreo não tripulado (Vant) na estimativa da turbidez das águas do Canal São Gonçalo, Pelotas – RS, Brasil. Orientador: Gilberto Loguercio Collares ; Coorientador Felipe de Lucia Lobo. 2022. 104f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8579
dc.description.abstractWater is an integrating and fundamental element for human life and development. To ensure the availability of water with adequate quality for different uses, effective and aligned management and control tools are needed as the speed of that the modern world presents. Conventional sampling techniques for monitoring water resources have spatial and temporal limitations and in this point remote sensing through unmanned aerial vehicles (UAVs) is one of the technologies capable of adding speed and expanding the monitoring areas. The objective of this dissertation was to estimate the turbidity of water through reflectance values obtained from the calibration of orthomosaics produced by UAVs in the visible spectrum (RGB). The methodology developed in this study included field activities of turbidity sampling, aerial image capture by UAVs and Sentinel 2 satellite image acquisition. In situ turbidity sampling was performed using a multiparametric probe and aerial imagery was captured using an RGB image sensor embedded in a Phantom 4 drone (DJI) in almost sync with the passage of the MSI sensor (Sentinel 2). For spectral calibration, reference plates with known reflectance were used. The relationship between the variables investigated allowed the identification of 7 main factors that affected the results achieved, in addition to several recommendations for application in research involving similar studies in small aquatic ecosystems.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectUAVpt_BR
dc.subjectTurbidezpt_BR
dc.subjectCalibração espectralpt_BR
dc.subjectSensoriamento remotopt_BR
dc.subjectTurbiditypt_BR
dc.subjectSpectral calibrationpt_BR
dc.subjectRemote sensingpt_BR
dc.titleUso de veículo aéreo não tripulado (Vant) na estimativa da turbidez das águas do Canal São Gonçalo, Pelotas - RS, Brasil.pt_BR
dc.title.alternativeUse of an unmanned aerial vehicle (UAV) in the estimation of the turbidity of the waters of the São Gonçalo Channel, Pelotas - RS, Brazil.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6953634487878071pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6046778339130791pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lobo, Felipe de Lúcia
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1704861686791141pt_BR
dc.description.resumoA água é um elemento integrador e fundamental para o desenvolvimento humano. Para assegurar a disponibilidade hídrica com qualidade adequada para os distintos usos, são necessários instrumentos de gestão e controle eficazes e alinhados com a velocidade de resposta que o mundo moderno impõe. As técnicas convencionais de amostragem para monitoramento de recursos hídricos possuem limitações espaciais e temporais e neste sentido o sensoriamento remoto apoiado com uso de veículos aéreos não tripulados (Vants) se insere como uma das ferramentas capazes de agregar velocidade e amplitude de áreas de monitoramento. O objetivo deste estudo foi estimar a turbidez da água por meio de valores de reflectâncias obtidos a partir da calibração de ortomosaicos produzidos por Vants no espectro visível (RGB). A metodologia desenvolvida neste estudo compreendeu atividades de campo com amostragem de turbidez, captura de imagens aéreas por Vants e aquisição de imagens satelitais do Sentinel 2. As amostragens de turbidez, in situ, foram realizadas utilizando uma sonda multiparamétrica e a captura de imagens aéreas foi através de sensor de imagem RGB embarcado em Vant Phantom 4 (DJI) em sincronia com a passagem do sensor MSI (Sentinel 2). Para calibração espectral foram utilizadas placas de referência com reflectância conhecida. A relação entre as variáveis investigadas permitiu identificar 7 principais fatores que afetaram os resultados alcançados, além de diversas recomendações para aplicação em pesquisas envolvendo estudos similares em pequenos ecossistemas aquáticos.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Tecnológicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Recursos Hídricospt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ENGENHARIA HIDRAULICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Collares, Gilberto Loguercio


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