dc.creator | Born, Míriam Blank | |
dc.date.accessioned | 2022-08-22T16:27:51Z | |
dc.date.available | 2022-08-22 | |
dc.date.available | 2022-08-22T16:27:51Z | |
dc.date.issued | 2022-04-07 | |
dc.identifier.citation | BORN, Míriam Blank. Modelagem a nível organizacional de agentes em um jogo do tipo RPG: estudo da complexidade de seus personagens e de suas funcionalidades. Orientador: Marilton Sanchotene de Aguiar. 2022. 132 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8582 | |
dc.description.abstract | Currently, there is a growth in Artificial Intelligence (AI) research that seeks an
effective way of understanding and applying intelligent techniques to solve complex
problems in different fields of knowledge, such as ecological, economic, and social
systems. In this context, Multiagent Systems (MAS), as an example of distributed
AI, are presented as an appropriate and viable method in searching for solutions for
modeling systems and simulations based on human interactions. In these simulations,
the agents have interaction and communication rules so that the environment is
appropriately organized and each agent plays its role. The application of MAS in
modeling and simulation in the management of natural resources has been studied for
some years with published research and satisfactory results. The area of natural resources, especially the water resource in the context of hydrographic basins, presents
numerous conflicts related to the distribution and sharing of the resource, and its
management becomes indispensable in the search for solutions for this scenario. In
this context, this Thesis presents as its primary objective the modeling of agents at an
organizational level to study the complexity and features of characters in an RPG-type
game. As a case study, the Gorim RPG Game was developed in the Lagoa Mirim and
Canal São Gonçalo watershed scenario. The modeling of this organization is carried
out in the MOISE+ tool and implementation for its validation in the JaCaMo platform
through hypothetical scenarios. Thus, from four hypothetical scenarios created for the
interaction of the organization’s agents Ð contemplating the groups of Regulators,
Supervisors, Producers, and also the Fee (allowed to all groups) Ð it was found that
with the in the proposed modeling, agents can form the specified schema groups
and correctly pursue the modeled objectives and missions. In this way, the scenarios
validate the structural, functional, and deontic/normative levels of the Gorim RPG
Game. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Sistemas multiagente | pt_BR |
dc.subject | Recursos naturais | pt_BR |
dc.subject | Jogos de papéis | pt_BR |
dc.subject | Moise + | pt_BR |
dc.subject | JaCaMo | pt_BR |
dc.subject | Multi-agents Systems | pt_BR |
dc.subject | Natural resources | pt_BR |
dc.subject | Role-Playing Game | pt_BR |
dc.title | Modelagem a nível organizacional de agentes em um jogo do tipo RPG: estudo da complexidade de seus personagens e de suas funcionalidades. | pt_BR |
dc.title.alternative | An organizational-level agents’ modeling in an RPG-type game: a study of the complexity of its characters and its functionalities | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6006565359245381 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3499616508280892 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Adamatti, Diana Francisca | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4984043849101331 | pt_BR |
dc.description.resumo | Na atualidade, observa-se o crescimento das pesquisas na área da Inteligência
Artificial (IA) que buscam uma maneira efetiva de entendimento e aplicação de
técnicas inteligentes para a solução de problemas complexos nos diversos campos do
conhecimento, como em sistemas ecológicos, econômicos e sociais. Neste contexto,
os Sistemas Multiagente (SMA), como exemplo de IA distribuída, apresentam-se
como um método apropriado e viável na busca de soluções para a modelagem
de sistemas e simulações baseadas em interações humanas. Nestas simulações,
os agentes possuem regras de interação e comunicação para que haja devida
organização do ambiente e cada agente desempenhe seu papel. A aplicação de
SMA em modelagem e simulação no gerenciamento de recursos naturais é estudada
há alguns anos com pesquisas publicadas e resultados satisfatórios. A área de
recursos naturais, especialmente o recurso hídrico no âmbito de bacias hidrográficas,
apresenta numerosos conflitos relacionados à distribuição e compartilhamento do
recurso e sua gestão torna-se indispensável na busca de soluções para este cenário.
Neste contexto, esta Tese apresenta como objetivo principal a modelagem a nível
organizacional de agentes para o estudo da complexidade e das funcionalidades de
personagens de um jogo do tipo RPG. Mais especificamente, tem-se como estudo
de caso o Jogo RPG Gorim, desenvolvido no cenário da bacia hidrográfica da Lagoa
Mirim e Canal São Gonçalo. A modelagem desta organização foi realizada na ferramenta MOISE+ e implementação para a verificação desta na plataforma JaCaMo,
através de cenários hipotéticos. Assim, a partir de quatro cenários hipotéticos,
criados para a interação dos agentes da organização Ð contemplando os grupos
de Reguladores, Fiscalizadores, Produtores e também a Propina (permitida a todos
os grupos) Ð verificou-se que, com a modelagem proposta, os agentes conseguem
formar os grupos do esquema especificado e buscam corretamente os objetivos e as
missões modeladas. Desta forma, os cenários validam os níveis estrutural, funcional
e deôntica/normativa do Jogo RPG Gorim. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Tecnológico | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Aguiar, Marilton Sanchotene de | |