Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilva, Danilo Rodrigues da
dc.date.accessioned2022-09-01T18:43:10Z
dc.date.available2022-09-01
dc.date.available2022-09-01T18:43:10Z
dc.date.issued2015-04-28
dc.identifier.citationSILVA, Danilo Rodrigues. Efeitos da demonstração com diferentes dicas de foco de atenção na aprendizagem do malabarismo em crianças. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8628
dc.description.abstracthe objective of the present study was to investigate the effects of demonstration with different focus of attention cues on the learning of a complex continuous motor skill in children. Eleven years old participants practiced 20 trials of a juggling task. A video of a model was used for task demonstration. All participants watched the video before and during practice, after every block of five trials. During the model observation, participants of the external focus group had their attention directed to the beanbags movements, while participants of the internal focus group had their attention directed to the movement of the model’s hands. Participants of the control group did not receive specific focus of attention instructions. Learning was assessed one day after practice, through retention and transfer tests (using official juggling balls), both consisting of 5 trials each, without demonstration or attention cues. The results showed no significant differences in learning between the different conditions. The results of a questionnaire, applied after the practice phase, demonstrated that most part of the children did not follow the specific focus of attention instructed by the experimenter.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectPrática observacionalpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectMotor learningpt_BR
dc.subjectObservational practicept_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.titleEfeitos da demonstração com diferentes dicas de foco de atenção na aprendizagem do malabarismo em crianças.pt_BR
dc.title.alternativeEffects of demonstration with different focus of attention cues on the learning of a juggling task in children.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0271476017201956pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3676627708423832pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da demonstração com diferentes dicas de foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora contínua complexa em crianças. Os participantes, na faixa etária de 11 anos de idade, praticaram 20 tentativas da tarefa do malabarismo com três saquinhos de feijão. Um vídeo, com o modelo para demonstração da tarefa, foi apresentado a todos os participantes antes da prática e durante a mesma, a cada cinco tentativas. Durante cada demonstração, os participantes do grupo com foco externo tiveram a atenção direcionada para os movimentos dos saquinhos de feijão, enquanto os participantes do grupo com foco interno tiveram a atenção direcionada para o movimento das mãos do modelo. O grupo controle não recebeu nenhuma dica para direcionamento da atenção. A aprendizagem foi avaliada um dia depois da prática, através de testes de retenção e transferência (utilizando bolinhas oficiais de malabarismo), ambos constando de 5 tentativas cada, sem observação do modelo e dicas de atenção. Os resultados de aprendizagem demonstraram inexistência de diferenças significativas entre os grupos, enquanto os resultados de um questionário, aplicado após a prática, demonstrou que a grande maioria das crianças não seguiu as instruções de foco do experimentador.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Clark, Suzete Chiviacowsky


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem