Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMunimos, Silvia Szterling
dc.date.accessioned2022-10-05T22:29:40Z
dc.date.available2022-10-05T22:29:40Z
dc.date.issued2022-09-27
dc.identifier.citationMUNIMOS, Silvia Szterling. Sobre a (im)possibilidade de aprender: psicopedagogia e psicanálise. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2022.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-60696-08-6
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8706
dc.description.abstractPor que numa sala de aula há invariavelmente dois, três ou mais alunos que não aprendem? Como explicar sua aparente indiferença em relação ao conhecimento, a ausência daquele movimento que Madalena Freire descreve como “paixão de conhecer o mundo” (1983), título de uma obra sua, geralmente tão genuína e espontânea na criança pequena? A questão é certamente familiar aos professores que no cotidiano de suas práticas se deparam com esses alunos - não apenas pequenos - cuja aprendizagem se reduz à fixação mecânica e enfadonha de conceitos e procedimentos esvaziados de sentido. Mas o fracasso escolar a que eles rapidamente são conduzidos coloca paradoxalmente em cheque a própria escola, cuja eficácia está construída precisamente sobre o pressuposto de que todo aluno deseja aprender, aprimorar conhecimentos, crescer enfim. Para chegar a compreender o caso daqueles que justamente nada querem saber da ou na escola – problemática inaugural da psicopedagogia – impõe-se primeiramente conhecer os processos mediante os quais a criança aprende, ou melhor, os processos mediante os quais seu pensamento se constrói e possibilita que algo de uma aprendizagem ocorra. É preciso considerar ademais o que impulsiona essa criança em direção aos objetos de conhecimento – conhecimento do mundo, dos outros, de si mesma – antes de se acercar daquelas que permanecem estranhamente indiferentes à aprendizagem, aos outros e à cultura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleSobre a (im)possibilidade de aprender: psicopedagogia e psicanálisept_BR
dc.typebookpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15210/ISBN9788560696086


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem