Mostrar el registro sencillo del ítem
Sobre a (im)possibilidade de aprender: psicopedagogia e psicanálise
dc.creator | Munimos, Silvia Szterling | |
dc.date.accessioned | 2022-10-05T22:29:40Z | |
dc.date.available | 2022-10-05T22:29:40Z | |
dc.date.issued | 2022-09-27 | |
dc.identifier.citation | MUNIMOS, Silvia Szterling. Sobre a (im)possibilidade de aprender: psicopedagogia e psicanálise. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-60696-08-6 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8706 | |
dc.description.abstract | Por que numa sala de aula há invariavelmente dois, três ou mais alunos que não aprendem? Como explicar sua aparente indiferença em relação ao conhecimento, a ausência daquele movimento que Madalena Freire descreve como “paixão de conhecer o mundo” (1983), título de uma obra sua, geralmente tão genuína e espontânea na criança pequena? A questão é certamente familiar aos professores que no cotidiano de suas práticas se deparam com esses alunos - não apenas pequenos - cuja aprendizagem se reduz à fixação mecânica e enfadonha de conceitos e procedimentos esvaziados de sentido. Mas o fracasso escolar a que eles rapidamente são conduzidos coloca paradoxalmente em cheque a própria escola, cuja eficácia está construída precisamente sobre o pressuposto de que todo aluno deseja aprender, aprimorar conhecimentos, crescer enfim. Para chegar a compreender o caso daqueles que justamente nada querem saber da ou na escola – problemática inaugural da psicopedagogia – impõe-se primeiramente conhecer os processos mediante os quais a criança aprende, ou melhor, os processos mediante os quais seu pensamento se constrói e possibilita que algo de uma aprendizagem ocorra. É preciso considerar ademais o que impulsiona essa criança em direção aos objetos de conhecimento – conhecimento do mundo, dos outros, de si mesma – antes de se acercar daquelas que permanecem estranhamente indiferentes à aprendizagem, aos outros e à cultura. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Sobre a (im)possibilidade de aprender: psicopedagogia e psicanálise | pt_BR |
dc.type | book | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.15210/ISBN9788560696086 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Editora UFPel: E-books [115]