dc.creator | Cascaes, Andréia Morales | |
dc.date.accessioned | 2022-10-13T11:46:03Z | |
dc.date.available | 2022-10-07 | |
dc.date.available | 2022-10-13T11:46:03Z | |
dc.date.issued | 2014-04-17 | |
dc.identifier.citation | Cascaes, Andreia Morales. Desenho de uma intervenção para prevenir cárie precoce na infância por meio da mudança de comportamentos em saúde bucal: abordagem multimétodos. 2014. 228f. Tese (Doutorado em Epidemiologia) - Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia. Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8725 | |
dc.description.abstract | Objective: Our purpose was to design an oral health behavioral change intervention to prevent early childhood dental caries through family behavior change that could be sustained by Primary Health Care, in Brazil. Methods: Intervention Mapping and the Theoretical Domain Framework were used to guide the intervention planning process. A systematic literature review identified current oral health interventions. A population-based oral health survey with 1,123 mother-child dyads provided data on family oral health behaviors and children s prevalence of caries and dental plaque. In-depth interviews with 32 families evaluated their beliefs, motivations, and barriers to adopting oral health preventive behaviors. Six focus groups with health providers, community health workers and families provided insights into program logistics and to assess the perceived relevance of educational materials. Challenges and opportunities were also identified to maximize feasibility of implementation and program acceptability. Results: Triangulating on these data sources helped to identify relevant behavioral determinants and the most appropriate intervention strategies for the target population. The proposed intervention includes two components: a) seven group-based wellness sessions with an accompanying a video series and b) an oral health campaign and printed educational materials for parents and children. Conclusions: Systematic intervention planning using a mixed-methods approach is key for developing a theory-informed, relevant, and potentially efficacious oral health intervention. This approach to intervention planning can inform the work of others seeking to reach young children and their families. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Epidemiologia | pt_BR |
dc.subject | Cáries dentárias | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Saúde infantil | pt_BR |
dc.title | Desenho de uma intervenção para prevenir cárie precoce na infância por meio da mudança de comportamentos em saúde: abordagem multimétodos | pt_BR |
dc.title.alternative | Design of an intervention to prevent early childhood caries by changing health behaviors: multimethod approach | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2146891379129042 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6249003853117061 | pt_BR |
dc.description.resumo | A cárie é o principal problema de saúde bucal e acomete aproximadamente 60% das
crianças no Brasil. A doença tem efeito cumulativo e é responsável por impacto
negativo na qualidade de vida das crianças e suas famílias, além de demandar
custos aos serviços de saúde. O problema é passível de prevenção por meio de
medidas coletivas e individuais efetivas, como acesso à água fluoretada, uso regular
de dentifrício fluoretado e consumo reduzido de açúcares cariogênicos.
Independente da fluoretação da água, a existência de grupos na população que
concentram a maior parte do problema permanece, o que indica a necessidade de
intervenções educativas. Metanálises e revisões sistemáticas apontam para a
ausência ou baixa efetividade de intervenções educativas para prevenção de cárie.
No geral, a qualidade metodológica dos estudos é fraca, as intervenções falham no
planejamento prévio e embasamento teórico e desconsideram o contexto
sociocultural e os determinantes da regulação dos comportamentos. O objetivo do
presente trabalho foi desenhar uma intervenção culturalmente apropriada para
prevenir cárie em crianças por meio da mudança de comportamentos na família que
possa ser integrada aos serviços de atenção primária no Brasil. Revisões
sistemáticas de literatura identificaram os principais fatores de risco modificáveis
para a cárie na infância e as evidências de intervenções para sua prevenção. Dados
provenientes do subestudo de saúde bucal da Coorte de Nascimentos de 2004 de
Pelotas com 1.223 pares de mãe-filho revelaram a prevalência de cárie, placa e dor,
bem como a frequência dos comportamentos em saúde bucal das crianças e suas
famílias. Entrevistas qualitativas com 32 cuidadores principais das crianças
participantes da Coorte de 2004 destacaram os significados atribuídos saúde bucal e
dentição decídua, as concepções, motivações e barreiras para adoção de
comportamentos preventivos em saúde bucal. Seis grupos focais com profissionais
de saúde, agentes comunitárias e famílias do público-alvo forneceram ideias dos
desafios e oportunidades para atingir o público-alvo e opiniões nos aspectos
logísticos da intervenção e de materiais educativos com o intuito de aumentar a
aceitabilidade e viabilidade do programa. Os resultados de diferentes abordagens
metodológicas foram combinados para identificar relevantes determinantes dos
comportamentos preventivos e definir métodos e estratégias da intervenção
apropriados às necessidades do público-alvo. A intervenção é composta por dois
componentes: a) sete sessões educativas a serem aplicadas em grupo, tendo uma
videonovela, desenhada especificamente para o projeto, com a principal estratégia
de comunicação, b) uma campanha de saúde bucal com materiais educativos
impressos voltados para os pais e as crianças. O processo de planejamento
participativo foi útil no desenvolvimento de uma intervenção viável e baseada em
teoria, que além de orientar uma avaliação de processo também amplia o potencial
de efetividade da intervenção. Um ensaio randomizado e controlado em escala piloto
está sendo planejado para avaliar a real viabilidade e efetividade da intervenção. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Medicina | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Aluísio Jardim Dornellas de | |