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dc.creatorGriepp, Liane Porto
dc.date.accessioned2022-11-07T12:18:30Z
dc.date.available2022-11-04
dc.date.available2022-11-07T12:18:30Z
dc.date.issued2014-12-05
dc.identifier.citationGRIEPP, Liane Porto. Possibilidade de incorporação de cinza volante e cinza de casca de arroz na produção de Engineered Cementitious Composites. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciências dos Materiais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais. Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8759
dc.description.abstractEngineered Cementitious Composites - ECC - are a special type of high performance cementitious composite reinforced with fiber, whose main characteristic is the high ductility. ECC are composed of cement, pozzolanic material, aggregate and polypropylene fibers. The present study aimed to evaluate the possibility of using pozzolanic materials produced in the southern Brazil, namely: rice husk ash (with and without controlled burning process) and fly ash, wastes originated from the rice and electric power industry. Mix design was determined, combining cement, rice husk ash (with and without burning control), fly ash, sand with particle sizes of 75µm and 150µm and polypropylene fibers. Following the characterization of materials, specimens with six different mix design were produced and subjected to compression and bending tests. Due to the use of pozzolanic material, tests were performed in two ages, 56 and 91 days. Images of fibers and cement paste interface were also evaluated, by scanning electronic microscopy. Finally, the effect of strain hardening was evaluated. Results demonstrate that the use of pozzolanic materials studied in this research is feasible, to produce ECC.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCompósitos cimentíciospt_BR
dc.subjectMateriais pozolânicospt_BR
dc.subjectFibras de polipropilenopt_BR
dc.subjectCement compositespt_BR
dc.subjectPozzolanic materialspt_BR
dc.subjectPolypropylene fiberspt_BR
dc.titlePossibilidade de incorporação de cinza volante e cinza de casca de arroz na produção de Engineered Cementitious Compositespt_BR
dc.title.alternativePossibility of incorporating fly ash and rice husk ash in Engineered Cementitious Composites.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0935567949189434pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1701104582931307pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Da Dalt, Silvana
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605915232512832pt_BR
dc.description.resumoOs Engineered Cementitious Composites - ECC – são um tipo especial de compósito cimentício de alto desempenho reforçado com fibra, cuja principal característica é a alta ductilidade. O traço de ECC é composto por cimento, material pozolânico, agregado miúdo e fibras de polipropileno. O presente estudo teve como objetivo avaliar a possibilidade de utilizar, em ECC, materiais pozolânicos produzidos na região sul do Brasil, sendo eles: cinza de casca de arroz (com e sem processo de queima controlada) e cinza volante, resíduos da indústria de arroz e da indústria geradora de energia elétrica no Rio Grande do Sul, respectivamente. Desenvolveram-se traços, combinando os seguintes materiais: cimento, cinza de casca de arroz sem controle de queima, cinza de casca de arroz com queima controlada, cinza volante, areias silicosas com granulometrias 75µm e de 150µm e fibra de polipropileno. Após a caracterização dos materiais, foram produzidas seis combinações de traços. As placas confeccionadas foram submetidas a ensaios mecânicos de tração na flexão e compressão. Como o material pozolânico tende a apresentar um melhor desempenho ao logo do tempo, cada traço foi submetido aos ensaios em duas idades, aos 56 e 91 dias. Avaliou-se também a aderência das fibras a pasta cimentícia, através de microscopias eletrônicas de varredura. Por fim, com os resultados cargas x deslocamento vertical, obtidos no ensaio de tração na flexão, avaliou-se o efeito strain hardening. Os resultados demonstram que é viável a utilização dos materiais pozolânicos estudados nesta pesquisa nos traços de ECC.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Tecnológicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Garcez, Mônica Regina


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