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dc.creatorÁvila, Helora Ataydes Dilelio
dc.date.accessioned2022-12-15T13:21:46Z
dc.date.available2022-12-15T13:21:46Z
dc.date.issued2022-08-25
dc.identifier.citationÁVILA, Helora Ataydes Dilelio. Fios da fronteira: um estudo etnográfico sobre experiências socioespaciais de tecelãs jaguarenses de lã natural no contexto das transformações sociais. 2022. 174 f. (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8822
dc.description.abstractCraftsmanship, as a craft, is not restricted to a cultural manifestation, but creates, around itself, a complex structure, which encompasses different sociocultural spheres. In Jaguarão, a city demarcated by the border with the Uruguayan city of Rio Branco, weaving in pure wool is a technique passed on between female generations, and which becomes an important economic and social activity for the weavers. Thus, the research presented here aims to understand how weaving in pure wool, as a traditional craft in the region comprising the southern pampas, in the context of social changes, becomes a political resource for artisans. In this way, the research seeks to understand: 1) the processes and means by which wool allows the circulation of artisans between different cultural patterns and symbolic systems, as well as the way in which, from their displacements through the circuits of fairs and contests, they do not only cross territories, but produce their own territoriality, connected by a set of references and meanings, which is considered the “border culture”; 2) the way in which, through weaving, artisans produce their own theories to signify their experiences, converting this practice into a device of memory, recognition and sociability, through which they print their presence in the weaving universe and, consequently, value and highlight their participation in the cultural constitution of the pampas; and 3) the connections that are woven, from the handicraft in wool, between the different dimensions of life, through quotidian practices. The research will be carried out with the groups of artisans in the municipality, which are divided into the Artisans Association of Jaguarão and a group of weavers guided by the principle of Solidarity Economy, as well as with the organizations and entities involved in the handicraft production process in pure wool, through field observation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFronteirapt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEconomia do cotidianopt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectBorderpt_BR
dc.subjectTerritorypt_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subjectEconomy of quotidianpt_BR
dc.subjectCraftsmanshippt_BR
dc.titleFios da fronteira: um estudo etnográfico sobre experiências socioespaciais de tecelãs jaguarenses de lã natural no contexto das transformações sociaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7923695978656451pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1930095497711385pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Gleicy Mailly da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330760974469768pt_BR
dc.description.resumoO artesanato, enquanto ofício, não se restringe apenas a uma manifestação cultural, mas cria, em torno de si mesmo, uma estrutura complexa, que abrange diversas esferas socioculturais. Em Jaguarão, município demarcado pela fronteira com a cidade uruguaia de Rio Branco, a tecelagem em lã natural configura-se uma técnica transpassada entre gerações femininas, e que se converte em importante atividade econômica e social para as tecelãs. Desse modo, a pesquisa, aqui apresentada, tem como propósito compreender o modo como a tecelagem em lã natural, enquanto ofício tradicional da região compreendida pelos pampas sulinos, no contexto das mudanças sociais, converte-se em um recurso político para as artesãs. Assim, busco entender: 1) os processos e os meios pelos quais a lã permite a circulação das artesãs entre diferentes padrões culturais e sistemas simbólico, bem como a maneira pela qual, a partir de seus deslocamentos pelos circuitos de feiras e concursos, elas não apenas cruzam territórios, mas produzem uma territorialidade própria, conectada por um conjunto de referências e sentidos, o qual se considera a “cultura de fronteira”; 2) a forma como, através da tecelagem, as artesãs produzem teorias próprias para significar suas experiências, convertendo essa prática em um dispositivo de memória, reconhecimento e sociabilidade, por meio da qual imprimem sua presença no universo da tecelagem e, consequentemente, valorizam e destacam sua participação da constituição cultural dos pampas; e 3) as conexões que se tecem, a partir do artesanato em lã, entre as diferentes dimensões da vida, por meio das práticas cotidianas. A pesquisa será realizada junto aos grupos de artesãos do município, os quais dividem-se na Associação dos Artesãos de Jaguarão e um grupo de tecelãs orientado pelo princípio da Economia Solidária, como também junto às organizações e entidades envolvidas no processo de produção do artesanato em lã natural, através da observação de campo.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Aderaldo, Guilhermo André


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