Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRuiz, Lino José Zabala
dc.date.accessioned2022-12-15T13:22:38Z
dc.date.available2022-12-15T13:22:38Z
dc.date.issued2022-09-10
dc.identifier.citationRUIZ, Lino José Zabala. Diálogo de saberes e ancestralidade: narrativas afrocentradas da Vila da Palha, Pelotas RS. 2022. 90 f. . Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8826
dc.description.abstractThis research has as its main axis the re-imagining of the past/present, more specifically the slaveholding past, through Afro-diasporic ancestry. This perspective was built together with interlocutors linked to the YlêIansã Nire terreira, located in Vila da Palha, Pelotas. I am interested in understanding the perception of the past, and the past-present relationship of the residents of this historically subordinated area of the city, which I consider a scenario of transcultural dynamics. The village is geographically located between several Beef Jerky plantations, but it is worth noting that it is a ground that establishes a strong bond with the ancestors. I consider the decolonization of academic knowledge to be fundamental in my approach through the implementation of a dialogue of knowledge, from which black and Afro-religious narratives about the Beef Jerky plantations, the Vila and the people could be discussed. I emphasize here the relevance of returning research as a result of this epistemological approach. I make a presentation held in Terreira based on academic research linked to strategies of daily resistance and maintenance of ancestry that enslaved people developed in Beef Jerky plantations in the 19th century. I seek to mediate the exchange of knowledge, through the presentation of ethnographic triggers, (things, images and documents that stimulate memories and narratives) promoting the evocation of memories in the people who live in Vila da Palha, and who frequent the terreira, and resulting in the reciprocal sharing of knowledge, academy-group, group-academy. This moment of dialogue of knowledge was documented with the purpose of carrying out an audiovisual production delivered to the community and that configures the feedback of this research. In this work I recognize the knowledge of my interlocutors and bring their speeches as central elements of the dissertation, as well as I dialogue with Afro-diasporic literature and discuss the relevance of carrying out the return of academic research in archeology.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTroca de saberespt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectNarrativas locaispt_BR
dc.subjectDevoluçãopt_BR
dc.subjectGatilhos etnográficospt_BR
dc.subjectExchange of knowledgept_BR
dc.subjectAncestrypt_BR
dc.subjectLocal narrativespt_BR
dc.subjectDevolutionpt_BR
dc.subjectEthnographic triggerspt_BR
dc.titleDiálogo de saberes e ancestralidade: narrativas afrocentradas da Vila da Palha, Pelotas RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5642789812971801pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9808273617730203pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como eixo principal a reimaginação do passado- presente, mais especificamente o passado escravista, através da ancestralidade afrodiaspórica. Esta perspectiva foi construída em conjunto com interlocutores vinculades à terreira Ylê Iansã Nire, localizada na Vila da Palha, Pelotas. Interesso-me em entender a percepção sobre o passado, e a relação passado-presente das edos moradores desta área da cidade historicamente subalternizada, que considero um cenário de dinâmicas transculturais. A Vila se localiza geograficamente entre várias Charqueadas, mas vale a pena destacar que é um chão que estabelece um vínculo forte com os ancestrais. Considero fundamental na minha abordagem a descolonização do conhecimento acadêmico através da implementação de um diálogo de saberes, a partir do qual puderam ser discutidas narrativas negras e afro-religiosas sobre as Charqueadas, a Vila e as pessoas. Saliento aqui a relevância da devolução de pesquisas como resultado desta abordagem epistemológica. Realizo uma apresentação realizada na Terreira baseada nas pesquisas acadêmicas vinculadas a estratégias de resistência cotidiana e manutenção da ancestralidade que pessoas escravizadas desenvolviam na Pelotas Charqueadora do século XIX. Procuro a mediação de troca de saberes, através da apresentação de gatilhos etnográficos, promovendo a evocação de memórias nas pessoas que habitam na Vila da Palha, e que frequentam a terreira, e resultando no compartilhamento recíproco de conhecimento, academia-grupo, grupo-academia. Este momento de diálogo de saberes foi documentado com o propósito de realizar uma produção audiovisual entregue à comunidade e que configura a devolutiva desta pesquisa. Neste trabalho reconheço os conhecimentos das e dos meus interlocutores e trago suas falas como elementos centrais da dissertação, assim como também dialogo com literatura afrodiaspórica e discuto sobre a relevância de realizar a devolução de pesquisas acadêmicas em arqueologia.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Loredana Marise Ricardo


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem