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dc.creatorPaula, Charlene Barbosa de
dc.date.accessioned2023-01-03T20:42:55Z
dc.date.available2023-01-03
dc.date.available2023-01-03T20:42:55Z
dc.date.issued2022-05-17
dc.identifier.citationPAULA, Charlene Barbosa de. A (trans)formação do Conhecimento Didático do Conteúdo no contexto da formação inicial em um curso de Licenciatura em Química. 2022. 135p. Dissertação (Mestrado em Química) – Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8881
dc.description.abstractThe research investigates the (trans)formation of Didactic Content Knowledge (DCK) of students of a Teaching Degree in Chemistry during their initial training within a curricular component that includes a teaching internship. Such an internship involves the process of planning, developing, and evaluating High School Chemistry classes. The study derives from the understanding that teachers have unique and specific knowledge of the profession of teaching Chemistry, based on the DCK framework, which supports the analysis of the teacher’s actions and, above all, of the identity and development of the teaching profession. Using case study as a method, the research analyzed the context of the Supervised Internship III curricular component by monitoring and observing classes and the development of guidelines for the lesson plans, analysis of reports, seminars and activities prepared for the schools, using recording, transcription and logbook entries made by the researcher. The analysis of the collected data was performed using Discursive Textual Analysis (DTA), which allowed the discussion of four a priori categories and one emerging category. The a priori categories each address a DCK component (Context, Disciplinary, Metadisciplinary, and Psychopedagogical Knowledge) and have the function of highlighting the DCK mobilizations and (trans)formations during the Supervised Internship. In addition, the emerging category, called The Supervised Internships and the (trans)formation of DCK as a reflection of teaching praxis, presents data regarding the importance of reflection during the internships based on Chemical DCK. As a result, it was possible to demonstrate mobilizations and (trans)formations of DCK components that show the potential of the Supervised Internship III for the development and improvement of the Chemical DCK and in the process of action and reflection of the teaching praxis, which makes it possible to train critical and reflective teachers, capable of evaluating their own actions and (re)inventing themselves.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectConhecimento didático do conteúdopt_BR
dc.subjectEstágios supervisionadospt_BR
dc.subjectQuímica - Ensinopt_BR
dc.subjectDidactic content knowledgept_BR
dc.subjectSupervised internshipspt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.titleA (trans)formação do conhecimento didático do conteúdo no contexto da formação inicial em um curso de Licenciatura em Químicapt_BR
dc.title.alternativeThe (trans)formation of didactic content knowledge within the initial training in a Teaching Degree in Chemistrypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7755341050678057pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3646621320378234pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pastoriza, Bruno dos Santos
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8526270736001728pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga a (trans)formação do CDC de professores em formação inicial de um curso de Licenciatura em Química em um componente curricular que contempla o Estágio de Regência, que envolve o processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação de aulas de Química no Ensino Médio. O estudo parte da perspectiva de que os professores apresentam conhecimentos únicos e próprios da profissão docente em Química, a partir do referencial do Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC), que permite análises sobre a ação do professor e, sobretudo, da identidade e do desenvolvimento da profissão docente. A pesquisa foi desenvolvida mediante um estudo de caso, no qual fora analisado o contexto do componente curricular de Estágio Supervisionado III a partir do acompanhamento e observação das aulas, do desenvolvimento de orientações aos planos de aula, análises de relatórios e seminários e atividades produzidas para atuação nas escolas, com gravação, transcrição e registros em diários de bordo pela pesquisadora. A análise dos dados coletados foi realizada mediante a Análise Textual Discursiva (ATD), que permitiu discutir sobre quatro categorias a priori e uma categoria emergente. As categorias a priori abordam, cada uma, um componente do CDC (Conhecimento do Contexto, Disciplinar, Metadisciplinar e Psicopedagógico) e têm a função de evidenciar as mobilizações e (trans)formações do CDC no Estágio Supervisionado III. De forma complementar, a categoria emergente, denominada Os Estágios Supervisionados e a (trans)formação do CDC na reflexão da práxis docente, apresenta dados referentes à importância da reflexão nos Estágios com base no CDC químico. Como resultados foi possível evidenciar mobilizações e (trans)formações dos componentes do CDC que demonstram a potencialidade do Estágio Supervisionado III para o desenvolvimento e aprimoramento do CDC químico e no processo de ação e reflexão da práxis docente, que possibilita formar um professor crítico e reflexivo, capaz de avaliar suas próprias ações e a partir disso se (re)construir.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesPAULA, Charlene Barbosa de. A (trans)formação do Conhecimento Didático do Conteúdo no contexto da formação inicial em um curso de Licenciatura em Química. 2022. 135p. Dissertação (Mestrado em Química) – Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022.pt_BR
dc.contributor.advisor1Sangiogo, Fábio André


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