dc.contributor.author | Gonçalves, Renata Braz | |
dc.creator | Almeida, Alex Serrano de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-14T01:20:23Z | |
dc.date.available | 2023-01-14T01:20:23Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Alex Serrano de; GONÇALVES, Renata Braz. A identidade do professor universitário de história e os nativos digitais. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 6, n. 2, 30 set. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-0244 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8968 | |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo discutir a identidade dos docentes universitários da área de História frente ao contexto contemporâneo de discentes nativos digitais. Trata-se de pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Apresenta os principais desafios enfrentados pelos professores no século XXI no que se refere à interação com estudantes nativos digitais e o uso de tecnologias. Como resultados, aponta possibilidades de desenvolvimento de novas competências para o processo de ensino-aprendizagem, como, por exemplo: o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, a gamificação e o B-Learning. Conclui que é imprescindível que os professores da educação superior de História atentem para a necessidade de atualização constante não só como fazem em relação aos conteúdos da sua área, mas também, em relação aos métodos de ensino e ao uso dessas ferramentas de interação a fim de evitar defasagens nos processos de interação com seus educandos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Missões: revista de ciências humanas e sociais | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Nativos digitais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Professor universitário | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.title | A identidade do professor universitário de história e os nativos digitais: uma nova cultura em sala de aula | pt_BR |
dc.title.alternative | The identity of the university history teacher and the digital natives: a new culture in the classroom | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |