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Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior
dc.creator | Savegnago, Cristiano Lanza | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Alex Serrano de | pt_BR |
dc.creator | Marquezan, Lorena Inês Peterini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-14T01:20:40Z | |
dc.date.available | 2023-01-14T01:20:40Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | SAVEGNAGO, C. L.; ALMEIDA, A. S. de; MARQUEZAN, L. I. P. Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 6, n. 1, p. 22–39, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/144. Acesso em: 13 jan. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-3193 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8970 | |
dc.description.abstract | As tecnologias digitais e informacionais constituem-se em ferramentas de grande valia para a pesquisa acadêmica, contanto que seus usuários tenham fluência informacional e tecnológica para desenvolver práticas que contemplem o viés científico-tecnológico. Nessa perspectiva, este estudo objetivou verificar as competências digitais e informacionais dos acadêmicos de todos os cursos em nível de mestrado profissional da Universidade Federal de Santa Maria. O estudo teve uma abordagem qualiquatitativa e abrangeu uma amostra de 117 acadêmicos, compreendendo oito mestrados profissionais. Os resultados evidenciaram que todos os acadêmicos consideram que saber utilizar o computador e a Internet pode influenciar na realização de suas pesquisas acadêmicas. Os recursos tecnológicos que os pós-graduandos afirmaram ter muita dificuldade para utilização ou desconhecer foram os gestores de referência e criação de blogs/páginas na Internet. A maioria respondeu ter alguma dificuldade para utilizar as bases de dados e os catálogos online de bibliotecas, entretanto, recursos como e-mail, redes sociais, grupos, listas de discussões, fóruns e instalação de software, aplicativos, ferramentas, navegadores, representam os recursos que a maioria não tem nenhuma dificuldade para utilizá-los. Com base nesses resultados, constatou-se que as maiores dificuldades apresentadas pelos acadêmicos estão relacionadas aos recursos considerados relevantes para a elaboração de pesquisas acadêmicas, o que evidencia a necessidade do fortalecimento de programas destinados ao desenvolvimento de competências digitais e informacionais no âmbito da instituição. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Mestrado profissional | pt_BR |
dc.subject | Competência digital | pt_BR |
dc.subject | Competência em informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
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