dc.creator | Almeida, Alex Serrano de | pt_BR |
dc.creator | Miranda, Angélica Conceição Dias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-14T01:20:50Z | |
dc.date.available | 2023-01-14T01:20:50Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Alex Serrano de.; MIRANDA, Angélica Conceição Dias. As consultas ao portal de periódicos CAPES pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG: uma análise sobre os seus usos (2013 ? 2017). BIBLIONLINE (JOÃO PESSOA), v. 15, p. 33-43, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-4775 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8971 | |
dc.description.abstract | O processo de aferição dos usos do Portal de Periódicos CAPES pode auxiliar na construção de políticas educacionais em instituições de ensino superior, por isso imputa-se apreciar as contextualizações científicas e acadêmicas em prol de uma utilização otimizada voltada ao acréscimo da educação científica, especialmente no que diz respeito às Pós-Graduações. O presente estudo tem como objetivo identificar o número de acessos da comunidade científica da Universidade Federal do Rio Grande –FURG ao Portal de periódicos CAPES no período compreendido entre 2013 até 2017. Além disso, verificar a representatividade dos acessos pela comunidade acadêmica da FURG diante do contexto estadual e, por fim relacionar o número de acessos aos conceitos atribuídos pelo MEC aos programas de Pós-Graduação da FURG. Este estudo caracteriza-se por ter uma abordagem quantitativa e de natureza descritiva, sendo utilizado o Geo Capes como fonte de informação para obtenção dos dados. Como resultados identificou-se o somatório de 2.032,492 milhões de acessos no período analisado, sendo representativo em 2% no que refere aos acessos de instituições do Rio Grande do Sul. Considera-se que o incentivo por meio de programas de capacitações/orientações sobre a utilização dos recursos disponíveis no Portal de Periódicos CAPES são de fundamental importância para diversos aspectos, por exemplo, o crescimento nos acessos ao portal, auxiliar na concepção de pesquisas fidedignas cientificamente e, também correlacionar com o fortalecimento de subsídios que fomentem as competências e habilidades dos acadêmicos no que diz respeito a pesquisa científica. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Biblionline | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Portal de Periódicos Capes | pt_BR |
dc.subject | Comunicação científica | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | As consultas ao Portal de Periódicos Capes pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG: uma análise sobre os seus usos (2013 –2017) | pt_BR |
dc.title.alternative | Consultations to the capes journal portalby the Federal University of Rio Grande –FURG: ananalysis of its uses (2013–2017) | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n3.46741 | |