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dc.creatorAlmeida, Alex Serrano dept_BR
dc.date.accessioned2023-01-14T01:21:07Z
dc.date.available2023-01-14T01:21:07Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationALMEIDA, A.S. A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 1, n. 2, p. 37-56, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71740. Acesso em: 13 jan. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2358-3193
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8973
dc.description.abstractAnalisa-se a prática pedagógica dos professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande. Examina a relação de critérios e instrumentos de avaliação no contexto biblioteconômico. Investiga a trajetória pregressa à atuação como profissionais docentes de ensino superior e, por fim, averigua sob o prisma dos docentes do Curso de Biblioteconomia as diferenças e as semelhanças entre as funções de docente e o de bibliotecário. Este trabalho se caracteriza em uma abordagem qualitativa, sendo um estudo de finalidade básica, temporalidade transversal e explicativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário. Obteve-se como resultado que a maior parte do corpo docente possui a titulação de doutor e, anteriormente, à ocupação como professor atuou como bibliotecário, bem como são provenientes da própria instituição no que se refere à graduação. Constatou-se uma flexibilidade em relação aos instrumentos e critérios de avaliação para o atendimento das peculiaridades de cada turma, demostrando um viés para a preocupação com a aprendizagem dos alunos e futuros profissionais. Verificou-se que os respondentes analisam aproximações entre o docente de Biblioteconomia e o bibliotecário, na perspectiva de que o primeiro busca por meio de uma práxis a atuação ideal do bibliotecário no mercado de trabalho. Por fim, conclui-se que os professores tendem a modificar a tendência em voga que centraliza as suas ações em si, em uma perspectiva de inversão de prioridade para um processo de aprendizagem e ensino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFormação em Biblioteconomiapt_BR
dc.titleA epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)pt_BR
dc.typearticlept_BR


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