Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorOliveira, Matheus Guilherme de
dc.date.accessioned2023-02-14T21:52:38Z
dc.date.available2023-02-14T21:52:38Z
dc.date.issued2022-08-03
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Matheus Guilherme de. Retratos e abrigos de pessoas vulneráveis na pintura contemporânea. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado em artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9088
dc.description.abstractThe research entitled Portraits and Shelters of Vulnerable People in Contemporary Painting addresses the creation process, whose operations involve portrait paintings through displacement in the contemporary city and the painting of shelters that are taken from online newspapers. The painting is elaborated through the material density, enhancing the form, the color and the other, evoking carnality and ink matter. In this way, I seek to reveal how moving around the city enables poetic inquiries about people and vulnerable dwellings, making them visible through portraits and shelters. Along with the pictorial works, I establish relationships with the writings on everyday life in Michel de Certeau, displacement in Francesco Careri and the possibilities of the city in Nicolas Bourriaud and Juhani Pallasmaa, establishing approximations with what is portrayed in painting. Through the writings of Maurice Merleau-Ponty and Georges Didi-Huberman, I perceive the specificities of painting, the painter and the act of seeing and reviewing, rethinking the modes of operations. Through the work of artists such as Virgínia de Medeiros, Paula Trope, Éder Oliveira, Hélio Oiticica and others, it is possible to reinforce the importance of the theme and draw relationships of proximity and distance, contrasting and enhancing my pictorial production. Thus, this research operates in the ability to make present those who find themselves erased in everyday life.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPintura contemporâneapt_BR
dc.subjectRetratospt_BR
dc.subjectAbrigospt_BR
dc.subjectDeslocamentopt_BR
dc.subjectVulneráveispt_BR
dc.subjectContemporary paintingpt_BR
dc.subjectPortraitspt_BR
dc.subjectShelterpt_BR
dc.subjectDisplacementpt_BR
dc.subjectVulnerablept_BR
dc.titleRetratos e abrigos de pessoas vulneráveis na pintura contemporâneapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1581772182202592pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4375817269121969pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa intitulada Retratos e Abrigos de pessoas vulneráveis na pintura contemporânea aborda o processo de criação, cujas operações envolvem pinturas de retratos por meio do deslocamento na cidade contemporânea e a pintura de abrigos que são retiradas de jornais online. A pintura é elaborada através da densidade matérica, potencializando a forma, a cor e o outro, suscitando carnalidade e matéria-tinta. Desse modo, busco revelar como o deslocamento pela cidade possibilita indagações poéticas acerca das pessoas e de moradas de vulneráveis, fazendo com que por meio dos retratos e abrigos tornem-se visíveis. Junto aos trabalhos pictóricos estabeleço relações com os escritos sobre o cotidiano em Michel de Certeau, o deslocamento em Francesco Careri e as possibilidades da cidade em Nicolas Bourriaud e Juhani Pallasmaa, estabelecendo aproximações com o retratado na pintura. Através dos escritos de Maurice Merleau-Ponty e Georges Didi-Huberman, percebo as especificidades da pintura, do pintor e do ato de ver e rever, repensando os modos de operações. Por meio do trabalho de artistas como Virgínia de Medeiros, Paula Trope, Éder Oliveira, Hélio Oiticica e outros, é possível reforçar a importância do tema e traçar relações de proximidade e distância, contrastando e potencializando a minha produção pictórica. Assim, esta pesquisa opera na capacidade de fazer presente aqueles que se encontram apagados no cotidiano.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Eduarda Azevedo


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem