dc.creator | Tavares, Lucas Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T02:50:14Z | |
dc.date.available | 2023-02-24T02:50:14Z | |
dc.date.issued | 2022-03-15 | |
dc.identifier.citation | TAVARES, Lucas Fernandes. Existe uma sociologia entre nós: um estudo sobre interação, jogos digitais online e isolamento social em Pelotas/RS. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em
Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9101 | |
dc.description.abstract | A pesquisa é uma etnografia digital, aliada à observação participante a fim de compreender as dinâmicas de uso dos jogos digitais online de um grupo de jogadores outsiders, da cidade de Pelotas/RS. O método qualitativo ocorreu junto à análise, entre os anos de 2020 e 2021, durante o período pandêmico da Covid-19. Os sentimentos de medo somados ao isolamento social levaram um círculo de amigos a criar um grupo na rede social WhatsApp para organizar partidas de jogos digitais online a fim de se manterem conectados e se distraírem durante a quarentena. Uma interconexão de círculos sociais foi vista através das partidas, expandindo e reforçando os laços socias entre o grupo. No final no primeiro ano, as mudanças da pandemia da mesma forma que motivou a entrada dos jogadores também influenciou a saída de alguns, enquanto os demais encontraram em títulos de jogos mais complexos um meio para tornar as suas relações ainda mais densas. Abordando o conjunto de jogos mais relevantes jogados pelos interlocutores, que deu significado ao caminho traçado por essas pessoas ao longo do período citado. Encontrei nos resultados a importância da dimensão do digital para a encontro desses jogadores, dos jogos para a suas relações sociais e da sociologia para o estudo do cotidiano desses humanos por meio dos jogos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais online | pt_BR |
dc.subject | Isolamento | pt_BR |
dc.subject | Outsiders | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Existe uma sociologia entre nós: um estudo sobre interação, jogos digitais online e isolamento social em Pelotas/RS | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4992784454849025 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4733540920244003 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Facioli, Lara Roberta Rodrigues | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0342941917131063 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa é uma etnografia digital, aliada à observação participante a fim de compreender as dinâmicas de uso dos jogos digitais online de um grupo de jogadores outsiders, da cidade de Pelotas/RS. O método qualitativo ocorreu junto à análise, entre os anos de 2020 e 2021, durante o período pandêmico da Covid-19. Os sentimentos de medo somados ao isolamento social levaram um círculo de amigos a criar um grupo na rede social WhatsApp para organizar partidas de jogos digitais online a fim de se manterem conectados e se distraírem durante a quarentena. Uma interconexão de círculos sociais foi vista através das partidas, expandindo e reforçando os laços socias entre o grupo. No final no primeiro ano, as mudanças da pandemia da mesma forma que motivou a entrada dos jogadores também influenciou a saída de alguns, enquanto os demais encontraram em títulos de jogos mais complexos um meio para tornar as suas relações ainda mais densas. Abordando o conjunto de jogos mais relevantes jogados pelos interlocutores, que deu significado ao caminho traçado por essas pessoas ao longo do período citado. Encontrei nos resultados a importância da dimensão do digital para a encontro desses jogadores, dos jogos para a suas relações sociais e da sociologia para o estudo do cotidiano desses humanos por meio dos jogos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Política | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Simone da Silva Ribeiro | |