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dc.creatorGarcia, Juliana Bittencourt
dc.creatorGigante, Denise Petrucci
dc.date.accessioned2023-03-31T14:31:19Z
dc.date.available2023-03-31T14:31:19Z
dc.date.issued2023-03-30
dc.identifier.citationGARCIA, Juliana Bittencourt; GIGANTE, Denise Petrucci. A pesquisa-ação como metodologia investigativa e propositiva na prática de profissionais de saúde do SUS. Pelotas: Editora da UFPel, 2023.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-60696-23-9
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9202
dc.description.abstractNesta escrita, abordamos o relato da experiência e a sistematização de encontros formativos do projeto Conhecimento sobre alimentação saudável e adequação às recomendações alimentares e nutricionais brasileiras: indissociabilidade entre a pesquisa epidemiológica, ensino e extensão na atenção nutricional no âmbito do SUS, sobre o enfrentamento e controle da obesidade. Tal abordagem se constitui numa significativa oportunidade de formação em serviço. O projeto se insere na chamada pública nº 26/2018, lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e financiada pelo Ministério da Saúde. Na seção Introdução, contextualizaremos brevemente a transição nutricional observada no país e sobre a complexidade dos fatores que influenciam o estado nutricional de uma população. Já na seção Educação em saúde nos propusemos a identificar os conceitos de educação e saúde sobre os quais sustentam esta escrita, bem como para apontar a importância do tema educação em saúde na prevenção de doenças e na promoção e manutenção da saúde dos indivíduos. Apresentamos, na seção O ECOSUS, uma síntese do projeto, desde a etapa da chamada pública até os seus desdobramentos. Na seção Sobre a pesquisa-ação, por sua vez, empenhamo-nos na exposição da metodologia utilizada, com base nos pressupostos de Michel Thiollent (2007), bem como a realização do Estado de Conhecimento, realizado através do rastreamento de publicações que usaram essa metodologia, na área da Nutrição, em especial, quando focados na problemática da obesidade. Em Nossos encontros, relatamos as atividades e discussões desenvolvidas e promovidas nos encontros formativos presenciais. Já na seção intitulada Nossos achados, exibimos os resultados dos encontros formativos presenciais e a análise da pesquisa-ação à luz da Análise Documental. A seção Uma experiência exitosa foi dedicada à experiência da participação de um dos municípios integrantes dos encontros formativos presenciais que se destacou pelo engajamento nas atividades propostas. Por fim, nas Considerações finais, fazemos o fechamento do texto, evidenciando percepções e perspectivas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPromoção saúdept_BR
dc.subjectAtenção nutricionalpt_BR
dc.subjectEducação e saúdept_BR
dc.titleA pesquisa-ação como metodologia investigativa e propositiva na prática de profissionais de saúde do SUSpt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15210/ISBN9788560696239


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