Mostrar registro simples

dc.creatorPereira, Allan Gomes Silva
dc.date.accessioned2023-03-31T14:32:46Z
dc.date.available2023-03-31T14:32:46Z
dc.date.issued2022-07-26
dc.identifier.citationPEREIRA, Allan Gomes Silva. "Sem arma, mas com intenção": a atuação do movimento estudantil em Pelotas no pré-golpe civil-militar ao AI-5 (1961-1968). 2022. 169f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9203
dc.description.abstractThe student movement (ME) in Brazil played an important role in political history during the civil-military dictatorship installed after the 1964 coup. Thought from the Brazilian political conjuncture. In the 1960s, movements and the search for a policy of inserting students in Brazilian schools and universities intensified, the ME acted in the face of local needs and debated national political agendas. This research investigates the performance of the student movement in the city of Pelotas, between the years 1961 and 1968, based on oral narratives, newspapers and documents produced by students, investigating the participation of high school and university students in political action in relation to discussions on education and politics in Brazil, identifying the local characteristics and peculiarities of organization outside the capital axis. The collaborators' narratives about the actions of students from Pelotas during the civil-military dictatorship present memories about resistance and struggle against repression experienced in the period of dissemination of the culture of fear among militant youth. Based on the methodology of Oral History, with support from the analysis of the student press, the investigation intends to highlight the active participation of the student generation of 1964, which remained active until the enactment of AI-5, in 1968.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDitadura civil-militar brasileirapt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMovimento estudantilpt_BR
dc.subjectBrazilian civil-military dictatorshippt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectStudent movementpt_BR
dc.title"Sem arma, mas com intenção": a atuação do movimento estudantil em Pelotas no pré-golpe civil-militar ao AI-5 (1961-1968)pt_BR
dc.title.alternativeWithout a weapon, but with an intention: the action of the student movement in Pelotas against civilian military coup to AI-5pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1332307007661245pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1989448073415959pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sosa González, Ana María
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7567936924117809pt_BR
dc.description.resumoO movimento estudantil (ME) no Brasil tem importante papel na história política durante a ditadura civil-militar instalada após o golpe de 1964. A trajetória do ME, no decorrer dos anos é marcada pela organização e manifestação em relação a pautas como a educação, pensadas a partir da conjuntura política brasileira. Na década de 1960, se acentuaram os movimentos e a busca por inserção política dos estudantes nas escolas e universidades brasileiras, o ME atuou diante das necessidades locais e debatendo as pautas políticas nacionais. A presente pesquisa investiga a atuação do movimento estudantil na cidade de Pelotas, entre os anos de 1961 e 1968, a partir das narrativas orais, jornais e documentos produzidos pelos estudantes, investigando a participação de secundaristas e universitários na atuação política em relação as discussões sobre a educação e a política no Brasil, indentificando as características e peculiaridades locais de organização fora do eixo da capital. As narrativas dos colaboradores sobre as ações dos estudantes de Pelotas durante a ditadura civil-militar apresentam memórias sobre resistência e luta contra a repressão experienciada no período como ponto de disseminação da cultura do medo entre a juventude militante. A partir da metodologia da História Oral, com apoio da análise da imprensa estudantil, a investigação pretende evidenciar a participação ativa da geração estudantil de 1964, que seguiu atuante até a decretação do AI-5, em 1968.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Gasparotto, Alessandra


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples