Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Leandro Barbosa dos
dc.date.accessioned2023-05-10T22:44:38Z
dc.date.available2023-05-10T22:44:38Z
dc.date.issued2022-12-23
dc.identifier.citationSANTOS, Leandro Barbosa dos. O Orixá que dança é um corpo negro em movimento: uma etnografia sobre existências e resistências negras gaúchas. Orientador: Francisco Luiz Pereira da Silva Neto. 2022. 163 f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9359
dc.description.abstractBy analyzing the Brazilian slavery past, different ethnic-racial issues that guide the construction of the nation can be stressed. The strong African influence in the process of formation of Afro-Brazilian culture is noticeable. Through the slave trade, millions of Africans left the continent, being involuntarily taken to Brazil in order to carry out compulsory labor. In order to comprehend the impact and complexity, it is necessary to carry out studies that make it possible to understand these black bodies and cultures resisting the contemporary structural racism, a consequence of historical processes of enslavement in our society. This research intends to promote a reflection that analyzes some individual and collective resistance processes in the constitution of the black body and its territories. It intends to explore issues concerning the so-called Afro-Brazilian studies, particularly as regards to mythical culture, with its own notion of time, an important producer of performances in different religions and cultural practices originating from the Brazilian African matrix. Through observation and fieldwork, different mediations were perceived that create the conditions for the acquisition of this black body that resists. These mediations manifest themselves in controversies that build meanings from/to the world. For action in the field, learning through affectation was essential, as this is the possibility of distinguishing the knowledge that makes us perceive the intensity and breadth of the theme. The ritual magic is referenced through the body, it is in the orixá mythical body that the bodies of those are present constituted. Not just dance, but a composition between music and movement that produces energy and purpose. This research was developed in the regions of Porto Alegre and Pelotas, RS, Brazil, taking into account the characteristics and history of the region, and the strong presence of descendants of enslaved people, religious houses and practitioners of Afro-Brazilian religions.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAntropologia visualpt_BR
dc.subjectAntropologia da religiãopt_BR
dc.subjectCorpo negropt_BR
dc.subjectDiásporapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectVisual antropologypt_BR
dc.subjectAnthropology of religionpt_BR
dc.subjectBlack bodypt_BR
dc.titleO Orixá que dança é um corpo negro em movimento: uma etnografia sobre existências e resistências negras gaúchaspt_BR
dc.title.alternativeThe Orixá that dances is a black body in motion: an ethnography about existences and resistances of the black gauchospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7419628324692362pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3744674342752194pt_BR
dc.description.resumoAo analisar o passado escravagista brasileiro pode-se tensionar diferentes questões étnico-raciais que pautam a construção da nação. É perceptível a forte influência africana no processo de formação da cultura afro-brasileira. Através do tráfico negreiro, milhões africanos deixaram o continente, sendo conduzidos involuntariamente para o Brasil a fins de exercer o trabalho compulsório. Para abranger-se o impacto e complexidade, faz-se necessário estudos que possibilitem a compreensão destes corpos e culturas negras resistindo frente ao racismo estrutural contemporâneo, consequência de processos históricos de escravização em nossa sociedade. A presente pesquisa pretende promover uma reflexão que analisa alguns processos de resistência individuais e coletivos na constituição do corpo negro e seus territórios. É a pretensão de explorar as questões concernentes aos chamados estudos afro-brasileiros, especialmente no que diz respeito a cultura mítica, com noção própria de tempo, importante produtora de performances em distintas religiões e práticas culturais oriundas da matriz africana Brasileira. Através da observação e trabalho de campo percebeu-se distintas mediações que criam as condições para aquisição deste corpo negro que resiste. Mediações estas, que se manifestam em controvérsias que constroem sentidos do/para mundo. Para ação em campo foi fundamental o aprendizado por meio da afetação, pois esta é a possibilidade de distinção dos conhecimentos que nos fazem perceber a intensidade e amplitude do tema. A magia do ritual se referência por meio do corpo, é no corpo mítico do orixá que os corpos dos presentes se constituem. Não somente a dança, mas uma composição entre música e movimento que produz a energia e desígnio. Esta pesquisa foi desenvolvida nas regiões de Porto Alegre e Pelotas, RS, Brasil, levando em contas as características e histórico da região, e pela forte presença de descendentes de escravizados, casas religiosas e praticantes de religiões afro-brasileiras.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Francisco Luiz Pereira da


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples