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dc.creatorRakow, Sabrina Sampaio
dc.date.accessioned2023-07-08T15:15:41Z
dc.date.available2023-07-08T15:15:41Z
dc.date.issued2023-02-23
dc.identifier.citationRAKOW, Sabrina Sampaio. De terno, gravata e algemas: o habitus empresarial na literaturacerótica e a centralidade da ideia de empresa. Orientador: Marcio Silva Rodrigues. 136f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9779
dc.description.abstractStarting from the centrality of the company in the world and the influence of business discourses and practices for any form of organizing, we realize how common and appreciated the idea of business has become and the power it can have in the most diverse spaces and fields, reinforcing the generalization of the idea of business and the very process of entrepreneurialization of the world (RODRIGUES E SILVA, 2019). In this paper, we make the effort to think the power of the company through a new theoretical look, associating it with the studies of Pierre Bourdieu in order to understand it as a set of symbols (behaviors, rules, tastes, characteristics, opinions, aesthetics and values), a habitus (BOURDIEU, 1989), which stipulates a certain order, a cultural process typically modern and intensified by neoliberalism, which establishes the way we are in the world, how we relate and identify with the world. Through the process of production and consumption of erotic-enterprise literature, a subfield of erotic literature, we encounter a set of symbols that contribute to consolidate a new corporate habitus and, consequently, intensify the idea of enterprise in our world. This symbolic set was found in data collected from a fictional universe, composed of two works of the said literary niche and their respective scenarios, characters and plots, and also a real universe, observed through the perspective of two female authors of the industry and their respective consumers. Beyond these issues, the data found allowed us to understand that the process of entrepreneurialization, as well as the entrepreneurial habitus itself, which is presented through instruments of division of labor, relations of domination, exploitation, consumption and competition, linked to the idea of equality, freedom and progress, mainly economic, are reinforced and given greater legitimacy when associated with traditional instances of socialization, going beyond the rational aspects and reaching a transcendental level, maintaining a certain social and moral order composed of behaviors and values that consolidate and sustain a set of social positions and the most diverse forms of domination present in the world since antiquity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEmpresarizaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura eróticapt_BR
dc.subjectHabitus empresarialpt_BR
dc.subjectEntrepreneurializationpt_BR
dc.subjectErotic literaturept_BR
dc.subjectCorporate habituspt_BR
dc.titleDe terno, gravata e algemas: o habitus empresarial na literatura erótica e a centralidade da ideia de empresapt_BR
dc.title.alternativeIn suit, tie and cuffs: the corporate habitus in erotic literature and the centrality of the idea of businesspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoPartindo da centralidade da empresa no mundo e a influência dos discursos e práticas empresariais para qualquer forma de organizar, percebemos o quão comum e apreciado passou a ser a ideia de empresa e a força que ela pode ter nos mais diversos espaços e campos, reforçando a generalização da ideia de empresa e o próprio processo de empresarização do mundo (RODRIGUES E SILVA, 2019). Neste trabalho, realizamos o esforço de pensar o poder da empresa através de um novo olhar teórico, associando-o aos estudos de Pierre Bourdieu, a fim de compreendê-lo como um conjunto de símbolos (comportamentos, regras, gostos, características, opiniões, estética e valores), um habitus (BOURDIEU, 1989), que estipula uma determinada ordem, um processo cultural tipicamente moderno e intensificado pelo neoliberalismo, que estabelece a forma como nós estamos no mundo, como nos relacionamos e nos identificamos com o mundo. Através do processo de produção e consumo da literatura erótico-empresarial, um subcampo da literatura erótica, nos deparamos com um conjunto de símbolos que contribuem para consolidar um novo habitus empresarial e, consequentemente, intensificar a ideia de empresa em nosso mundo. Este conjunto simbólico foi encontrado em dados coletados a partir de um universo fictício, composto por duas obras do referido nicho literário e os respectivos cenários, personagens e enredos e, também, um universo real, observado através da perspectiva de duas autoras do ramo e das respectivas consumidoras. Para além destas questões, os dados encontrados nos permitiram entender que o processo de empresarização, assim como o próprio habitus empresarial, que se apresenta através de instrumentos de divisão do trabalho, relações de dominação, de exploração, de consumo e de concorrência, ligados à ideia de igualdade, liberdade e progresso, principalmente econômico, se reforçam e recebem maior legitimidade quando associados às instâncias tradicionais de socialização, ultrapassando os aspectos racionais e chegando a um patamar transcendental, mantendo uma determinada ordem social e moral composta por comportamentos e valores que consolidam e sustentam um conjunto de posições sociais e as mais diversas formas de dominação presentes no mundo desde a antiguidade.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marcio Silva
dc.subject.cnpq1SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpq2FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIApt_BR


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