dc.description.abstract | A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma instituição pública e gratuita de ensino superior criada há mais de cinco décadas (Decreto-Lei nº 750, de 8 de agosto de 1969), a partir da união de campi universitários fisicamente situados em Pelotas e Capão do Leão, além de polos de ensino a distância e de um polo avançado noutros municípios da região Sul do país. Uma Reforma Universitária (Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968) agrupou numa só instituição federal de ensino superior cursos antes oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pela Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul e por instituições particulares. Em mais de meio século de existência, a UFPel experimentou grande expansão e
significativa reestruturação, sobretudo no período entre 2008 a 2012, com a adesão ao programa nacional de expansão e reestruturação das universidades federais (REUNI, Decreto-Lei nº 6.096 de 2007). Atualmente, se apresenta como instituição de destacado valor público com uma longa lista de contribuições diretas e indiretas ao desenvolvimento regional, ao combate
às desigualdades sociais e à excelência em todas as áreas de conhecimento. Atualmente, a UFPel é responsável pela gestão e o desenvolvimento de 101 (cento e um) cursos de graduação, sendo 97 (noventa e sete) cursos presenciais e 4 (quatro) cursos a
distância. Quanto ao grau, a instituição oferece 68 (sessenta e oito) cursos de bacharelado, 26 (vinte e seis) cursos de licenciatura e 7 (sete) cursos de tecnólogo. Com relação aos cursos de graduação a distância, a UFPel mantém em atividade 32
polos vinculados à Universidade Aberta do Brasil — UAB, distribuídos em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Na área da pesquisa, estão em andamento 2.698 projetos, distribuídos em diferentes áreas do conhecimento. Na pós-graduação, são 32 doutorados, 47 mestrados, 5 cursos de mestrado profissional e 25 cursos de especialização ativos e 13 residências médicas
e 16 residências profissionais. Na extensão, 1.735 ações são desenvolvidas através de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços voltados para a inserção da Universidade na comunidade local e regional. Em relação à Inovação Tecnológica, a UFPel está, em 2022, como a instituição que mais desenvolve novas tecnologias no Estado do Rio Grande do Sul e uma das dez maiores do país. Totalizando mais de 300 pedidos de registro de patente de invenção, destaca-se como
uma das instituições de vanguarda no desenvolvimento de novos produtos e serviços, promovendo parcerias com o setor produtivo. Além disso, possui uma Incubadora de Base Tecnológica (Conectar) e atua como uma das instituições gestoras do Pelotas Parque Tecnológico,
PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL DA UFPel (2023–2036) entre outras iniciativas na área de inovação e empreendedorismo de base tecnológica. Possui uma Unidade EMBRAPII e têm transferido conhecimento e tecnologia para a sociedade. A materialidade das atividades da instituição tem como base o Regimento Geral da
UFPel e o Estatuto da Fundação, instrumentos em que é afirmado o caráter público da instituição e constam os aspectos gerais e comuns da estrutura e funcionamento dos órgãos, serviços e atividades da Universidade. A atuação da Universidade também está referida no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), recentemente atualizado, e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI). O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) consiste em: “um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteará as práticas acadêmicas da IES [Instituição de Ensino Superior], tendo em vista sua trajetória
histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais e específicos” (BRASIL, 2006, p. 35).”
Desse modo, o PPI é um documento que visa atender às diferentes necessidades da comunidade acadêmica, às demandas da sociedade e às peculiaridades regionais num contexto global. Mesmo sendo aquele de vigência corriqueiramente mais longa comparado a outros documentos norteadores do planejamento da UFPel, mudanças na sociedade e transformações na Universidade impactam indelevelmente na sua desatualização. O PPI da UFPel, por diversos motivos, não refletia mais nem o perfil da Universidade nem a sua forma de inserção na sociedade. Desta maneira, sua atualização era urgente e imperiosa, baseando sua renovação, sobretudo, nas mudanças sociais e nas significativas transformações que a UFPel sofreu com o passar dos anos. Para tanto, ainda no ano de 2021, uma metodologia participativa foi desenhada e aprovada no Conselho Universitário. Essa marcha participativa foi composta de diversas etapas, tais como formação de grupo articulador para condução da metodologia, discussões coletivas em grupos focais, consulta pública universal, sistematização dos dados
recebidos, revisões e contribuições finais por cada uma das unidades acadêmicas. A organização do material coletado e novo grupo articulador para realizar a redação final também contemplaram algumas das etapas com participação da comunidade.
O Projeto Pedagógico Institucional da UFPel, de 2023, procura ser uma atualização calcada na análise da situação atual, no que caracteriza a UFPel hoje e nos desafios que marcam o seu futuro. | pt_BR |