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dc.creatorRodrigues, Rosangela Ferreira
dc.creatorOliveira, Laura Beatriz Oliveira de
dc.creatorRheingantz, Maria Gabriela Tavares
dc.creatorRodrigues, Anderson Ferreira
dc.creatorSilva, Etyeni Abreu da
dc.creatorGarcia, Mônica Mendes
dc.date.accessioned2023-08-18T23:46:08Z
dc.date.available2023-08-18T23:46:08Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationRODRIGUES, R.F.; OLIVEIRA, L. B. O. ; RHEINGANTZ, M. G. ; RODRIGUES, A. F. ; SILVA, E. A. ; GARCIA, M. M. . Vencendo desafios e ultrapassando preconceitos. In: MICHELON, Francisca Ferreira; BANDEIRA, Ana da Rosa. (Org.). A extensão universitária nos 50 anos da Universidade Federal de Pelotas.Pelotas: Editora da UFPel, 2020. p. 340-348. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5671. Acesso em: 18 ago. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9997
dc.description.abstractA motivação para realizar o projeto surgiu durante o transcorrer do I Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social, no ano de 2012. Nessa ocasião, foi enfatizado que, em alguns países europeus, os investimentos em acessibilidade e inclusão são suficientes para incluir um número razoável de indivíduos. Além disso, nas cidades europeias existe uma crescente preocupação em aumentar a acessibilidade de espaços públicos. Essa preocupação é uma das razões que explica o motivo de turistas europeus, que visitam o Brasil, observarem de forma equivocada que existem menos pessoas com necessidades especiais do que nos seus países de origem. Porém, essa percepção não corresponde à realidade, pois em nosso país, pessoas com deficiência circulam menos pelas ruas e ambientes públicos devido à falta de acessibilidade. No Brasil existe uma carência de transporte público adaptado, rampas, pisos táteis, utilização da tecnologia para comunicação e outros recursos. Esse fato vem sublinhar a necessidade de chamar a atenção da sociedade brasileira para essa questão. O objetivo do projeto foi realizar a capacitação de pessoas surdas, através de um curso de técnicas histológicas, com materiais e recursos humanos apropriados para sua inserção no mercado de trabalho. O projeto intitulado “Curso de técnicas histológicas em libras: um intercâmbio de aprendizado entre a UFPel e alunos do Colégio Municipal Pelotense” iniciou em 2014, no Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para capacitação, em técnicas histológicas, que também são utilizadas em laboratórios de histopatologia, de alunos surdos ou deficientes auditivos que estavam cursando o ensino médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFPelpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEspaços de inclusãopt_BR
dc.subjectPessoas surdaspt_BR
dc.subjectCurso de técnicas histológicaspt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleVencendo desafios e ultrapassando preconceitos.pt_BR
dc.typebookPartpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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