Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCadaval, Roberta de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2014-11-13T18:07:51Z
dc.date.available2014-11-13
dc.date.available2014-11-13T18:07:51Z
dc.date.issued2014-09-29
dc.identifier.citationCADAVAL, Roberta de Souza. Transcendendo Fronteiras Entre Saberes: etnografia e interculturalidade entre os estudantes indígenas na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Trabalho de conclusão de curso (Dissertação). Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA). Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2689
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand the relation between traditional and scientific knowledge, from the entrance of indigenous students at the Federal University of Rio Grande (FURG), especially in the area of Health and Environment. For this, we present the cosmology of Kaingang, as well as the current context in which the Kujà/healers from this people live. Furthermore, we show the trajectory of three indigenous students through the notion of etnobiography. They go through graduation processes in both courses (medical and nursing) as well as a Graduate Diploma in Environmental Education from this University. This work aims to understand the way knowledges are constituted in many indigenous lands as well as in institutional spaces, and contributing so that the passage of transmitting knowledge from speaking to writing surpasses the interculturalism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectKaingangpt_BR
dc.subjectSaberes tradicionaispt_BR
dc.subjectSaberes científicospt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectEtnobiografiapt_BR
dc.subjectKaingangpt_BR
dc.subjectTraditional knowledgept_BR
dc.subjectScientific knowledgept_BR
dc.subjectInterculturalpt_BR
dc.subjectEtnobiographypt_BR
dc.titleTranscendendo Fronteiras Entre Saberes: etnografia e interculturalidade entre os estudantes indígenas na Universidade Federal do Rio Grande (FURG)pt_BR
dc.title.alternativeTranscending Boundaries Between Knowledge: Ethnography and interculturalism among indigenous students at the Federal University of Rio Grande (FURG).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8236441582053319pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3492897890555011pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Magni, Cláudia Turra
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774264386533161pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado tem como objetivo compreender a relação entre saberes tradicionais e científicos, a partir do ingresso de estudantes indígenas na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em especial, na área da Saúde e do Meio Ambiente. Para isso, apresentamos a cosmologia dos Kaingang, bem como, o contexto atual em que vivem os kujà/curandores desse povo. Além disso, mostramos a trajetória de três estudantes indígenas, através da noção de etnobiografia, que passam por processos de formação tanto na Graduação (Medicina e Enfermagem) como na Pós-Graduação em Educação Ambiental nessa Universidade. Pretende-se compreender como os saberes são constituídos tantos nas terras indígenas como nos espaços institucionais, além de contribuir para que a passagem da transmissão de saber da oralidade para a escrita seja atravessada pela interculturalidade.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Rogério Reus Gonçalves dapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem