Mostrar registro simples

dc.creatorMartins, José Alvaro Quincozespt_BR
dc.date.accessioned2016-04-11T16:39:24Z
dc.date.available2016-04-11T16:39:24Z
dc.date.issued2014-12-16
dc.identifier.citationMARTINS, José Alvaro Quincozes. O uso do livro didático de Geografia como elemento mediador na aprendizagem no Ensino Médio Politécnico. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2814
dc.description.abstractThe following research has the main objective to evaluate the textbook role in the context of the new Polytechnic High School proposal. The study took in count, specifically, the area of Human Sciences and its technologies, in which geography is included. Another objective is to understand how the insertion and suiting processes have happened at the state schools in the city of Pelotas-RS, as well as to investigate the possibilities and difficulties found in its setting. The schools delimitation criteria had, as a parameter, an interview held with a person from 5ª CRE – Regional Education Coordination of the city of Pelotas/RS, that was responsible for the Polytechnic High School proprosal insertion. Four schools were chosen, and to reach the proprosed objectives, three steps were taken. First, a bibliographic research was made on brazilian education, Geography teaching, Polytechnic High Schools, and textbooks throughout the entire work’s execution. Second, a documentary research was made to detect the built conception of teaching and how it has been discussed to clarify the transformations and influences that impact on selection and presentation of high school content. Third, a field research was conducted using, as a data gathering tool, interviews with Polytechnic High Schoolteachers – in the Human Sciences and its technologies area to evaluate the textbook use in this context. It was observed through the field research analysis that the textbook does not contemplate its needs for the Polytechnic High School. For the teachers, the textbook is still an essential tool on their daily work.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPolitécnicopt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectPolytechnicpt_BR
dc.titleO uso do livro didático de Geografia como elemento mediador na aprendizagem no Ensino Médio Politécnicopt_BR
dc.title.alternativeThe use of Geography textbook as a mediator element in the Polytechnic High School learning processpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773874Y7pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777126A8pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa apresentada tem como objetivo avaliar o papel do livro didático no contexto da nova Proposta de Ensino Médio Politécnico, mas especificamente da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, onde se insere a Geografia, bem como compreender como vem sendo a inserção e adequação dessa proposta nas escolas estaduais da cidade de Pelotas-RS, além de investigar as possibilidades e dificuldades encontradas na sua consolidação. O critério de delimitação das escolas da pesquisa teve como parâmetro entrevista realizada com a responsável pela inserção da proposta de Ensino Médio Politécnico da 5ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação da cidade de Pelotas-RS, desta forma definiu-se quatro escolas.Para alcançar os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa bibliográfica durante todo o período da execução do trabalho, que teve como temas centrais, educação brasileira, ensino de Geografia, Ensino Médio Politécnico e livro didático.A pesquisa documental a fim de detectar a concepção de ensino construída e como o mesmo vem sendo tratado com o intuito de elucidar as transformações e as influências que atuam na seleção e apresentação dos conteúdos de ensino médio. E a pesquisa de campo que teve como instrumento de coleta de dados, entrevistas com professores que lecionam no Ensino Médio Politécnico – na Área das Ciências Humanas e suas tecnologias de quatro escolas estaduais a fim de avaliar o uso do livro didático neste contexto. Observou-se por meio da análise da pesquisa de campo que o livro didático não contempla suas necessidades para o Ensino Médio Politécnico. Para os professores, o livro didático ainda e ferramenta indispensável no trabalho cotidiano.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Liz Cristianept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples