dc.creator | Vieira, Henrique Timm | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Carianne Mendes de | pt_BR |
dc.creator | Araujo, Rafaella | pt_BR |
dc.creator | Seerig, Lenise Menezes | pt_BR |
dc.creator | Bighetti, Tania Izabel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-13T17:39:28Z | |
dc.date.available | 2016-04-13T17:39:28Z | |
dc.date.issued | 2013-07-01 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Henrique et al. Ações intersetoriais de saúde bucal em escolares do ensino fundamental. Revista Extendere, Mossoró/RN, v.2, n.1, p.71-77, jul./dez.2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-2350 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2815 | |
dc.description.abstract | Este artigo foi idealizado a partir do projeto de extensão desenvolvido na disciplina de saúde bucal coletiva do curso de Odontologia da UFPEL, com o objetivo de realizar ações intersetoriais em saúde, como preconizado pelo Brasil Sorridente. As ações realizadas foram escovação supervisionada, atividades de educação em saúde e Tratamento Restaurador Atraumático. As atividades foram desenvolvidas em
escolas da rede municipal de Pelotas. E os dados apresentados, são oriundos de ações na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco. Após pactuação de cronograma de atuação do projeto com a coordenação da escola, foi realizada uma triagem de risco em todos escolares. Nas semanas seguintes, foram realizadas atividades de escovação supervisionada e orientação sobre uso de fio dental. E periodicamente, atividades curativas foram feitas usando a técnica do TRA. Ao total, foram identificados 44 crianças com cavidades compatíveis para resolução com Tratamento Restaurador Atraumático. No entanto, apenas 20 escolares (45%) receberam o Tratamento, totalizando 33 cavidades (75%). Na última semana de
atuação do projeto, foi feita uma segunda triagem a fim de possibilitar uma comparação percentual de critérios iniciais e finais coletivos. Sendo assim, a inclusão de atividades curativas associada a atividades de prevenção se faz importante para que se possa evitar avanço das lesões. Também é importante salientar as habilidades e competências desenvolvidas pelos extensionistas, possibilitando uma visão ampla da atuação do cirurgião dentista e fazendo valer o princípio da intersetorialidade, um dos pilares do Sistema Único de Saúde. Logo, a partir dos resultados disponíveis podemos verificar que os escolares através dessas
atividades educativas, preventivas e curativas melhoraram sua higiene oral e seus hábitos diários. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Tratamento restaurador atraumático | pt_BR |
dc.subject | Escovação supervisionada | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde bucal | pt_BR |
dc.subject | Intersetorialiedade | pt_BR |
dc.subject | Ações coletivas | pt_BR |
dc.subject | Atraumatic restorative treatment | pt_BR |
dc.subject | Supervised toothbrushing | pt_BR |
dc.subject | Oral health education | pt_BR |
dc.subject | Intersectionality | pt_BR |
dc.subject | Collective actions | pt_BR |
dc.title | Ações intersetoriais de saúde bucal em escolares do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Intersectoral actions of oral health in primary school | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |