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dc.creatorVieira, Henrique Timmpt_BR
dc.creatorAlmeida, Carianne Mendes dept_BR
dc.creatorAraujo, Rafaellapt_BR
dc.creatorSeerig, Lenise Menezespt_BR
dc.creatorBighetti, Tania Izabelpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-13T17:39:28Z
dc.date.available2016-04-13T17:39:28Z
dc.date.issued2013-07-01
dc.identifier.citationVIEIRA, Henrique et al. Ações intersetoriais de saúde bucal em escolares do ensino fundamental. Revista Extendere, Mossoró/RN, v.2, n.1, p.71-77, jul./dez.2013.pt_BR
dc.identifier.issn2318-2350
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2815
dc.description.abstractEste artigo foi idealizado a partir do projeto de extensão desenvolvido na disciplina de saúde bucal coletiva do curso de Odontologia da UFPEL, com o objetivo de realizar ações intersetoriais em saúde, como preconizado pelo Brasil Sorridente. As ações realizadas foram escovação supervisionada, atividades de educação em saúde e Tratamento Restaurador Atraumático. As atividades foram desenvolvidas em escolas da rede municipal de Pelotas. E os dados apresentados, são oriundos de ações na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco. Após pactuação de cronograma de atuação do projeto com a coordenação da escola, foi realizada uma triagem de risco em todos escolares. Nas semanas seguintes, foram realizadas atividades de escovação supervisionada e orientação sobre uso de fio dental. E periodicamente, atividades curativas foram feitas usando a técnica do TRA. Ao total, foram identificados 44 crianças com cavidades compatíveis para resolução com Tratamento Restaurador Atraumático. No entanto, apenas 20 escolares (45%) receberam o Tratamento, totalizando 33 cavidades (75%). Na última semana de atuação do projeto, foi feita uma segunda triagem a fim de possibilitar uma comparação percentual de critérios iniciais e finais coletivos. Sendo assim, a inclusão de atividades curativas associada a atividades de prevenção se faz importante para que se possa evitar avanço das lesões. Também é importante salientar as habilidades e competências desenvolvidas pelos extensionistas, possibilitando uma visão ampla da atuação do cirurgião dentista e fazendo valer o princípio da intersetorialidade, um dos pilares do Sistema Único de Saúde. Logo, a partir dos resultados disponíveis podemos verificar que os escolares através dessas atividades educativas, preventivas e curativas melhoraram sua higiene oral e seus hábitos diários.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTratamento restaurador atraumáticopt_BR
dc.subjectEscovação supervisionadapt_BR
dc.subjectEducação em saúde bucalpt_BR
dc.subjectIntersetorialiedadept_BR
dc.subjectAções coletivaspt_BR
dc.subjectAtraumatic restorative treatmentpt_BR
dc.subjectSupervised toothbrushingpt_BR
dc.subjectOral health educationpt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.subjectCollective actionspt_BR
dc.titleAções intersetoriais de saúde bucal em escolares do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeIntersectoral actions of oral health in primary schoolpt_BR
dc.typearticlept_BR


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