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dc.creatorLopes, Alessandro Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2016-06-03T22:34:58Z
dc.date.available2016-06-03T22:34:58Z
dc.date.issued2015-06-16
dc.identifier.citationLOPES, Alessandro Barbosa. Indígenas em universidades públicas do Rio Grande do Sul: uma perspectiva etnográfica. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2836
dc.description.abstractThis ethnography is themed academic training of indigenous through affirmative action programs instituted in public universities of Rio Grande do Sul since 2008. Besides to historicizing, locate and question the political dimension of indigenous higher education in this regional context, attempts to map networks woven between some of these students in the inter-university context and in dialogue with their indigenous origin‘s communities. Based on the ethnographic method, the research is inspired by the shared paradigms of Anthropology and lays the foundation for the future performance of video-letters as enhancement of the existing satisfactory relationship between the members of this social network.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectÍndios Kaingangpt_BR
dc.subjectÍndios Guaranipt_BR
dc.titleIndígenas em universidades públicas do Rio Grande do Sul uma perspectiva etnográficapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452004H3pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727599E8pt_BR
dc.description.resumoEsta etnografia tem como tema a formação acadêmica de indígenas através de programas de ações afirmativas instituídos em universidades públicas do Rio Grande do Sul desde 2008. Além de historicizar, localizar e problematizar a dimensão política do ensino superior de indígenas neste âmbito regional, procura mapear as redes tramadas entre alguns desses estudantes no contexto interuniversitário e em diálogo com as suas comunidades indígenas de origem. Fundamentada no método etnográfico, a pesquisa inspira-se nos paradigmas da Antropologia compartilhada e estabelece as bases para a realização futura de vídeo-cartas como potencialização da relação dialógica existente entre os membros desta rede social.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Magni, Cláudia Turrapt_BR


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