PIBID I/UFPel: oficinas pedagógicas que contribuíram para a autorregulação da aprendizagem e formação docente das bolsistas de matemática
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar se as oficinas desenvolvidas no Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, do curso de licenciatura em matemática, da Universidade Federal de Pelotas promoveram a autorregulação da aprendizagem e a formação docente das bolsistas de
matemática, estimulando e qualificando os seus processos de aprender e ensinar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, para analisar as contribuições que este Projeto fez em relação à formação inicial dos futuros
docentes. O PIBID tem por objetivo apoiar a formação de alunos dos cursos de licenciatura. O PIBID I foi desenvolvido por bolsistas de física, biologia, química e matemática, professores supervisores (docentes nas escolas) e professores
coordenadores (docentes na UFPel) em quatro escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Pelotas/RS, nas quais foram realizadas atividades de monitorias, oficinas e um projeto interdisciplinar. Esta pesquisa investigou as oficinas
desenvolvidas pelas bolsistas do curso de matemática que atuaram no Projeto, especificamente, em uma das escolas envolvidas. Analisamos o trabalho realizado nas oficinas de matemática apoiadas no construto da autorregulação da
aprendizagem, entendida como um processo que estimula os sujeitos a criarem objetivos e a desenvolverem estratégias de aprendizagem para alcançarem as metas pretendidas. Partindo das oficinas realizadas no PIBID I, os objetivos da
pesquisa foram: analisar o planejamento, a execução dessas oficinas e avaliálas; investigar se as bolsistas de matemática, ao desenvolverem as oficinas, investiram em estratégias autorregulatórias de modo a qualificar os seus processos de
aprender e ensinar; identificar se as oficinas contribuíram para potencializar os processos de formação e autoformação das bolsistas de matemática e investigar se as oficinas de matemática contribuíram para a promoção das aprendizagens dos alunos da escola. A coleta de dados foi desenvolvida através da análise documental realizada a partir do projeto e do relatório das oficinas de matemática desenvolvidas
e de entrevistas semiestruturadas realizadas com três das bolsistas de matemática que desenvolveram as oficinas e com três alunos que delas participaram. Os dados
foram submetidos à análise de conteúdo e dela emergiram as seguintes categorias: a) Autorregular o aprender para qualificar o ensinar: estratégias colaborativas realizadas em oficinas de matemática; b) Autorregular o aprender para qualificar o ensinar: um processo reflexivo de formação/autoformação vivenciado em oficinas de
matemática. Dos dados analisados, inferimos que as bolsistas desenvolveram ações colaborativas, organizaram estratégias de aprendizagem, adquiriram competências autorregulatórias para a realização do planejamento, da execução e da avaliação das oficinas de matemática. A análise mostrou que as bolsistas passaram por um processo de reflexão sobre a prática desenvolvida, o que contribuiu para estimular nos alunos a vontade de estudar matemática. Concluímos que o PIBID I qualificou a formação inicial das bolsistas de matemática possibilitandolhes assumir a responsabilidade de aprender para ensinar.