A formação humana como ponto de confluência na Pedagogia de Rousseau

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Data
2012-09-24Autor
Becker, Patrícia Tarouco Manetti
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O presente estudo baseado em uma metodologia bibliográfica busca discutir as contribuições de Jean-Jacques Rousseau ao processo educativo e formativo na hodiernidade. Para tanto, sustenta-se nas reflexões aduzidas no pensamento do autor. Em um primeiro momento, faz-se um destaque especial à história de vida do pensador genebrino. Isto feito, a partir de uma investigação em suas obras, expõese os fundamentos que subsidiam o conceito de formação humana. De posse de tais
informações, discute-se os aspectos humanizadores da formação na trajetória constitutiva do homem, debatendo, ainda, questões relativas aos processos formativos na escola. Ao desenvolver esta investigação, estribada na teoria
rousseauniana, observa-se as potencialidades oferecidas pela filosofia do referido pensador na atualidade. A afirmação torna-se válida porque a obra de Jean-Jacques Rousseau constitui-se como apresentação da teoria de um clássico que, como tal, é capaz de superar a temporalidade e possibilitar discussões em diferentes contextos. No tocante à formação humana, o pensamento rousseauniano oferece ao ato educativo uma reflexão sobre a necessidade de que o processo formativo
compreenda a participação da família, dos valores humanos, as normas, a moralidade nas ações, na educação pelo exemplo, pois os mesmos, diante do apresentado na realidade educacional, potencializam (enquanto horizonte histórico)
a concretização de uma formação humana plena. O foco, portanto da pesquisa é apresentar as contribuições da pedagogia de Rousseau com vistas à formação das crianças, formação esta que reverberá na formação do cidadão adulto.