Escrituras do Corpo Biográfico e suas contribuições para a Educação: um estudo a partir do Imaginário e da Memória
Resumo
Este trabalho inscreve-se na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem; teve por objetivo realizar um estudo sobre as memórias do trajeto formativo inscritas no corpo de acadêmicas do Curso de Pedagogia. O foco foi direcionado à interpretação do gesto como tradução do imaginário nas escrituras do Corpo Biográfico. O campo teórico está ancorado nos estudos do Imaginário e do Corpo Biográfico, tendo como principais autores-guia, Gilbert Durand e Gaston Bachelard, Danis Bois e Marie-Christine Josso, no que concerne ao Imaginário e ao Corpo Biográfico, respectivamente. A Tese que emergiu é de que a memória do corpo faz parte do trajeto formativo de cada pessoa, cujas experiências significativas ficam registradas como uma escritura. A partir dos estudos do Imaginário, tais experiências compõem o reservatório imaginário do sujeito, neste caso visibilizado através dos gestos das estudantes. A questão que embasou a pesquisa foi a seguinte: a visibilização da memória inscrita no corpo poderia auxiliar a pensar o projeto de (auto)formação? Para responder tal questão, contei com a participação de quatro acadêmicas do Curso de Pedagogia, que através de seis encontros focados exercitaram a biografização corporal pela improvisação teatral. Os encontros foram registrados em vídeo e também no Diário da Experiência (caderno de registro das repercussões do trabalho corporal). Portanto, nesta Tese, buscou-se evidenciar o corpo como um saber silenciado, porém relevante para pensar e projetar a Educação de modo singular-plural. Finalmente, o processo de análise desta pesquisa seguiu três passos: 1) análise descritiva e hermenêutica dos registros de vídeo; 2) análise do diário da experiência das quatro estudantes em três etapas: classificatória, fenomenológica e hermenêutica; 3) convergência dos achados da pesquisa em núcleos simbólicos para chegar aos mitemas. A saber: A infância presente no Corpo-terno; O desejo do voo no Corpo-cativo; Um Ser de carne que pensa, outro que age no Corpo-fracionado; A busca pela liberdade desejada no Corpo-comedido. A partir destes mitemas, ficou evidenciado que o corpo é uma escritura viva das experiências que foram significativas na vida do ser humano e ficaram inscritas em sua anatomia, repercutindo em sua dimensão física, cognitiva, afetiva e psíquica, compondo a dimensão biográfica do corpo. Portanto, a visibilização dessas memórias revelou algumas das experiências que foram significativas na vida das acadêmicas, principalmente no período da infância, levando-me a perceber como estas memórias, reverberadas, constituem o seu repertório gestual compondo as escrituras do Corpo Biográfico.

