• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Escrituras do Corpo Biográfico e suas contribuições para a Educação: um estudo a partir do Imaginário e da Memória

Thumbnail
Visualizar/Abrir
ANDRISA KEMEL ZANELLA_Tese.pdf (3.787Mb)
Data
2013-03-25
Autor
Zanella, Andrisa Kemel
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho inscreve-se na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem; teve por objetivo realizar um estudo sobre as memórias do trajeto formativo inscritas no corpo de acadêmicas do Curso de Pedagogia. O foco foi direcionado à interpretação do gesto como tradução do imaginário nas escrituras do Corpo Biográfico. O campo teórico está ancorado nos estudos do Imaginário e do Corpo Biográfico, tendo como principais autores-guia, Gilbert Durand e Gaston Bachelard, Danis Bois e Marie-Christine Josso, no que concerne ao Imaginário e ao Corpo Biográfico, respectivamente. A Tese que emergiu é de que a memória do corpo faz parte do trajeto formativo de cada pessoa, cujas experiências significativas ficam registradas como uma escritura. A partir dos estudos do Imaginário, tais experiências compõem o reservatório imaginário do sujeito, neste caso visibilizado através dos gestos das estudantes. A questão que embasou a pesquisa foi a seguinte: a visibilização da memória inscrita no corpo poderia auxiliar a pensar o projeto de (auto)formação? Para responder tal questão, contei com a participação de quatro acadêmicas do Curso de Pedagogia, que através de seis encontros focados exercitaram a biografização corporal pela improvisação teatral. Os encontros foram registrados em vídeo e também no Diário da Experiência (caderno de registro das repercussões do trabalho corporal). Portanto, nesta Tese, buscou-se evidenciar o corpo como um saber silenciado, porém relevante para pensar e projetar a Educação de modo singular-plural. Finalmente, o processo de análise desta pesquisa seguiu três passos: 1) análise descritiva e hermenêutica dos registros de vídeo; 2) análise do diário da experiência das quatro estudantes em três etapas: classificatória, fenomenológica e hermenêutica; 3) convergência dos achados da pesquisa em núcleos simbólicos para chegar aos mitemas. A saber: A infância presente no Corpo-terno; O desejo do voo no Corpo-cativo; Um Ser de carne que pensa, outro que age no Corpo-fracionado; A busca pela liberdade desejada no Corpo-comedido. A partir destes mitemas, ficou evidenciado que o corpo é uma escritura viva das experiências que foram significativas na vida do ser humano e ficaram inscritas em sua anatomia, repercutindo em sua dimensão física, cognitiva, afetiva e psíquica, compondo a dimensão biográfica do corpo. Portanto, a visibilização dessas memórias revelou algumas das experiências que foram significativas na vida das acadêmicas, principalmente no período da infância, levando-me a perceber como estas memórias, reverberadas, constituem o seu repertório gestual compondo as escrituras do Corpo Biográfico.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1682
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [809]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV