Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1822
metadata.dc.type: masterThesis
Title: A Educação Física no contexto da Escola Ciclada
Educação Física no contexto da Escola Ciclada
Authors: Pereira, Neiva
metadata.dc.description.resumo: O tema deste estudo foi como se constitui a Educação Física, na escola organizada por ciclos de formação, no Município de Caxias do Sul. As investigações foram norteadas pela seguinte questão problema: Como os professores de Educação Física organizam seu trabalho docente e dinamizam suas ações cotidianas, tendo como espaço de atuação as escolas organizadas por ciclos de formação? O detalhamento desta investigação, de natureza qualitativa e com característica de um estudo etnográfico no âmbito da educação, foi feito junto aos professores de Educação Física, Equipes Diretivas e Coordenação Pedagógica verificando como acontece a organização das ações dos professores de Educação Física neste local ora apresentado para o desempenho de suas atividades profissionais. Também analisei qual é a realidade educacional, nesse contexto e qual é a aplicabilidade do componente curricular de Educação Física como elemento contributivo para a aprendizagem do aluno nesse processo. Para a coleta de informações, utilizei entrevistas semi-estruturadas e também anotações em diário de campo organizado através da observação participante, complementadas pela análise documental.
The subject of this study was how the Physical Education, in the cycling school is estabilished, in the City of Caxias do Sul. The researchs had been guided by the following problem question: How the teachers of Physical Education organize their teaching work and diversify their daily actions, having as performance space the cycling schools. The detailing of this research, of qualitative nature and with characteristic of a ethnographic study within the scope of the education, was made next to the teachers of Physical Education, Directive Teams and Pedagogical Coordination verifying how the organization of the actions of the teachers of Physical Education happen in this place uded for the performance of their professional activities. Also I have analyzed what is the educational reality, in this context and what is the applicability of the curricular component of Physical Education as contributive element for the learning of the pupil in this process. For the collection of information, I have also used alf-structuralized interviews and notations in a diary organized by the participant comment, complemented by the documentary analysis.
Keywords: Professores de educação física
Educação física
Organização do trabalho docente
Ciclos de formação
Políticas públicas
Teachers of physical education
Physical education
Organization of the teaching work
Cycles of formation
Public politics
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: PEREIRA, Neiva. Educação Física no contexto da Escola Ciclada. 2009. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1822
Issue Date: 27-Mar-2009
Appears in Collections:Pós-Graduação em Educação física: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
neivapereira.PDF1,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.