Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/2150
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Senhores da história : representação e identidade na escrita e ensino da história de Guarapuava/PR
metadata.dc.creator: Nascimento, Diego da Luz
metadata.dc.contributor.advisor1: Gandra, Edgar Ávila
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação consiste em um estudo de cunho analítico-crítico sobre a construção da narrativa histórica local da cidade de Guarapuava/PR. Com esse intuito tomamos como fontes principais materiais escritos com fins didáticos e paradidáticos para serem usados no ensino da história da referida cidade. Pautamos nossas análises no referencial teórico da história cultural, buscando assim compreender tais materiais dentro de seus contextos de produção e autoria. O principal foco foi perceber o modo pelo qual os livros evidenciam um modelo de identidade do guarapuavano , servindo como espaço de representação da parcela social em apreço. Discutimos ainda questões relativas ao ensino de história, observando como se buscou legitimar uma versão sobre a história local a partir de seu ensino escolar. Percebemos que o modelo de identidade que se apresenta diz respeito a uma visão parcial da história forjada dentro do próprio grupo que se utiliza dela para se representar, estabelecendo assim posicionamentos na estrutura social. Observamos ainda que tal narrativa apresenta em sua construção elementos que fazem parte do imaginário social, destacando a figura de heróis , políticos e pioneiros, ao mesmo tempo em que estabelece o lugar do outro . É possível afirmarmos que o modelo de identidade doguarapuavano identificado nas fontes, embora seja colocado como padrão, diz respeito a um grupo social que se auto-representa e mantém seu prestígio social e político, haja vista que tal narrativa serve também como meio de manutenção e legitimação do poderdeste grupo, sendo frequentemente utilizada como a história oficial de Guarapuava
Abstract: This dissertation consists of an analytical-critical study about the construction of the historical local narrative of Guarapuava city, in Paraná State. With this purpose we took as primary sources written materials for teaching purposes and textbooks to be used in teaching the history of that city. We based our analysis on the theoretical framework of cultural history, trying to understand these materials within their contexts of production and authorship. The main focus was to observe the way the books show a model of identity of the person born in Guarapuava, serving as a space of representation of social portion in question. We also discussed issues concerning the teaching of history, observing how it was sought to legitimize a "version" on the local history from their school education. We realized that the model of identity that is presented is related to a partial view of history forged within the group which uses it to represent itself, thus establishing positions in the social structure. We further noted that this narrative presents in its construction elements that are part of the social imaginary, highlighting the figure of "heroes", politicians and pioneers, while, at the same time, establishing a place of the "other". It is possible to say that the model of identity of the guarapuavano , identified in the sources, although is placed as pattern, refers to a social group that represents themselves and maintain their social and political prestige, given that this story also serves as a means of maintaining and legitimizing the power of this group, being often used as the official history of Guarapuava
Keywords: Identidade
Representação
História local
Identity
Representation
Local history
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: NASCIMENTO, Diego da Luz. Senhores da história : representação e identidade na escrita e ensino da história de Guarapuava/PR. 2012. 210 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2150
Issue Date: 10-Aug-2012
Appears in Collections:Pós-Graduação em História: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diego_Luz_Nascimento_Dissertacao.pdf10,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.