Os desafios do Ensino Médio Politécnico na visão de uma gestora e de alguns docentes: um estudo de caso
Resumo
Este relatório de pesquisa tem como foco o Ensino Médio Politécnico, implantado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2012. A pesquisa proposta buscou compreender de que forma as políticas públicas, sob enfoque de politecnia, reestruturaram o Ensino Médio em nosso Estado, bem como as transformações geradas na dinâmica escolar e no trabalho docente a partir dele. A investigação se desenvolveu com princípios de um estudo de caso com abordagem qualitativa, tendo como lócus uma escola da Rede Estadual de Ensino na zona rural do município de Canguçu-RS. Os sujeitos da pesquisa são alguns professores dessa escola, que através de narrativas, expuseram seus pensamentos e posições sobre EMP. E, para a análise das narrativas me apoiei na metodologia da Análise Textual Discursiva. Na sequência do texto, discorri sobre aspectos concernentes a Gestão Escolar e as Políticas Públicas, apoiada na legislação vigente, como uma forma de compreender a Proposta Pedagógica de Reestruturação Curricular para o Ensino Médio Politécnico. Como no período da realização da pesquisa exerci a função de diretora da escola lócus o texto esta impregnado com minha visão de gestora, de mestranda e de pesquisadora iniciante. As categorias que emergiram a partir da ATD, apontam aspectos relevantes e outros preocupantes, que se mostraram durante a implantação dessa reestruturação curricular.
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