Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4546
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Formação de agenda em uma universidade pública: a construção da questão das ações afirmativas.
Other Titles: Agenda setting in a public university: affirmative action problem definition
metadata.dc.creator: Rodrigues Neto, Damasio Duval
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação visou aplicar teorias desenvolvidas na literatura sobre formação de agenda ao processo de formulação e construção das políticas de ações afirmativas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foram mobilizadas abordagens que tratam da análise de processos pré-decisórios e do papel das ideias na formulação de políticas dentro de organizações complexas. A pesquisa realizou-se mediante aplicação do método qualitativo e pesquisa empírica feita através de entrevistas semiestruturadas com participantes do processo estudado, análise documental de atas e resoluções da UFPel e revisão bibliográfica. Pelas relações entre os resultados da pesquisa empírica com o referencial teórico utilizado, concluiu-se que as teorias desenvolvidas originalmente para analisar o sistema macropolítico norteamericano podem oferecer contribuições importantes para a análise de políticas em nível organizacional em outros contextos. Entre as relações identificadas, destaca-se a incidência da construção de narrativas, conexão de problemas de política a soluções na forma de ações materiais institucionais, construção de imagens de política, ocorrência de janelas de oportunidade e atuação de empreendedores de política A partir dos resultados da pesquisa, apresenta-se também uma proposta de intervenção para a gestão da organização.
Abstract: This study aimed to apply agenda setting literature to the policy making process of affirmative action at Federal University of Pelotas (UFPel). It was applied theories that analyze predecision process and the role of ideas on policy making in complex organizations with the final objective of comprehending how the process of affirmative action problem definition at UFPel unfolded. It was utilized the qualitative method and empirical research consisting of semi-structured interviews, documental analysis and literature review. Based on the incidence of causal stories, coupling of problems to solutions, occurrence of windows of opportunities and the role of policy entrepreneurs, it was concluded that the framework originally developed to analyze the macropolitical american system can offer valuable contribution to policy making analysis of organization in other contexts. As an appendix, based on the results of the research, it is presented an intervention proposal on the organization.
Keywords: Formação de agenda
Teoria dos múltiplos fluxos
Teoria do equilíbrio pontuado
Ações afirmativas
Agenda setting
Policy making
Multiple streams framework
Punctuated equilibrium framework
Affirmative action
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração e Turismo
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
Citation: RODRIGUES NETO, Damasio Duval. Formação de agenda em uma universidade pública: a construção da questão das ações afirmativas. Universidade Federal de Pelotas. UFPEL, Pelotas. 2018.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4546
Issue Date: 3-Dec-2018
Appears in Collections:Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP : Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCF_Damasio.pdf1,25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons