O palco como desejo: a trajetória de Antônia Caringi de Aquino como centro do espetáculo.

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Data
2019-06-03Autor
Silva, Mariana Rockemback da
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A presente escrita, buscou registrar a biografia de Antônia Caringi de Aquino,
artista multifacetada que inicia como bailarina, se torna professora e descobre-se
enquanto produtora de espetáculos, assim como figurinista. Uma das primeiras expoentes
da dança na cidade de Pelotas-RS possui traços singulares em sua forma de criar. O
trabalho se afirma enquanto registro da vida de uma mulher artista, bem como a através
da investigação de seus processos criativos e suas produções, desvela a sociedade que a
circula. O objetivo geral da pesquisa busca investigar a trajetória de Antônia Caringi de
Aquino, através de suas produções artísticas e seus processos de criação do início ao fim
de sua carreira profissional, a fim de vislumbrar as relações sociais e de liberdade de
atuação que atravessaram suas escolhas no contexto que a recebeu. Problematiza-se o
ser mulher e artista; seus processos criativos como forma de revelar uma biografia
excepcional normal; compreender o contexto que abraça as produções de Antônia neste
período; relacionar as criações de Antônia dentro do viés da autoralidade x modernidade
e destacar o papel da artista para a história da arte em pelotas e região. Para o
desenvolvimento da pesquisa, foi necessária a aproximação teórica acerca de Biografia,
Micro-História e História das Mulheres. A biografia em sua delicadeza de compreender um
indivíduo que é resultado de uma vida inteira, infância, juventude e vida adulta. A microhistória
que busca o particular do indivíduo, através das pistas e das singularidades, na
redução da escala de análise proporciona maior envolvimento na investigação acerca da
produção de Antônia, assim como encontra traços de uma mulher artista excepcional
normal. Diante disto, o olhar micro-histórico ressalta as escolhas de cada sujeito, vistas
como pertencentes do processo histórico Salienta-se a importância do processo de
criação como fonte histórica, na medida em que ele permite “lançar luzes” sobre a
sociedade e as suas formas de produção e leitura do mundo. A História das Mulheres,
nos permite encarar os papéis e possíveis caminhos que revelam o ser mulher enquanto
artista, problematiza Antônia como uma mulher produtora de imagens, dentro do campo
das artes que foi de difícil inserção profissional. Para a realização desta dissertação e
coleta de materiais enquanto fontes, iniciamos pelos arquivos pessoais e a discussão do
“arquivar a própria vida”, como meio de preservar a memória e os registros sobre si.
Dentro dos arquivos pessoais encontra-se uma multiplicidade de fontes, como fotografias,
recortes de jornais, documentos oficiais, cartas, croquis e programas de espetáculo neste
caso específico. Assim, é preciso esgotar e entrecruzar delicadamente as fontes para
uma escrita coerente e que revele a trajetória do indivíduo pesquisado. Para contrapor
aos arquivos ou contribuir complementando-os foi utilizada a História Oral, a partir de
entrevistas com a artista que buscavam compreender sua trajetória, relação familiar e
profissional, bem como seus processos criativos, especialmente do espetáculo “O
Guarany”, destacado por Antônia como sua maior e mais importante produção. A
memória se faz presente e assim é construído um trabalho que relaciona diversas áreas
do conhecimento, propondo também um alargamento nas fronteiras disciplinares.
Constata-se nesta pesquisa a potência de investigar a trajetória de mulheres artistas, e a
importância de promover tal registro visto a urgência que possuem os arquivos de serem
desbravados, sejam documentais ou orais. Para compreender os caminhos desenhados
por artistas na atualidade, seja na cidade de Pelotas- RS ou demais lugares do país e no
mundo, é necessário que compreendamos os caminhos abertos pelos anteriores. Como
forma de resistência ao esquecimento neste trabalho estaca-se a trajetória de Antônia
Caringi de Aquino como centro do espetáculo devido à sua contribuição para a arte no
município no qual atuou e por sua atuação excepcional nas produções e processos
criativos.
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