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http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5594
metadata.dc.type: | article |
Title: | Benefícios e nível de participação na intervenção precoce: perspectivas de mães de crianças com perturbação do espetro do autismo |
Other Titles: | Benefits and Level Of Participation in Early Intervention: Perspectives of Mothers of Children with Autism Spectrum Disorder |
Authors: | Cóssio, Anelise do Pinho Pereira, Ana Paula da Silva Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio |
Abstract: | RESUMO: a Intervenção Precoce (IP) na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é eficaz quando os profissionais realizam o apoio com base nas práticas centradas na família. Assim, o profissional tem como responsabilidade facilitar e disponibilizar recursos que promovam a participação e o reconhecimento das competências das famílias, para que estas possam alcançar benefícios efetivos resultantes da IP. O presente artigo teve como finalidade analisar e compreender os benefícios do apoio da IP para seis mães de crianças com PEA, de 3 a 6 anos, assim como o tipo de participação que estas mães consideram ter no processo de apoio da IP. Neste sentido, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: 1) analisar e compreender o nível de participação das mães nos diferentes momentos do processo de apoio (planificação e intervenção) e 2) analisar e compreender os benefícios do apoio da IP. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, o instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada e a técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo. Os resultados globais deste estudo permitem-nos concluir que: todas as participantes consideraram obter benefícios da IP nas diversas áreas de desenvolvimento dos seus filhos. Grande parte das entrevistadas sente-se satisfeitas com os apoios, são informadas sobre seus direitos e possuem uma relação positiva com as profissionais. As famílias que participaram na elaboração do Plano Individual de Intervenção Precoce identificaram não só os seus objetivos e preocupações, como também participaram na implementação do Plano nos seus contextos naturais. |
Keywords: | Educação especial Autismo Estimulação precoce Especial education Autism spectrum disorder Early intervention |
metadata.dc.language: | por |
Publisher: | Revista Brasileira de Educação Especial |
Citation: | COSSIO, A. P. ; PEREIRA, A. P. S. ; RODRIGUEZ, R.C.M.C. . Benefícios da intervenção precoce para a família de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 31, p. 09-20, 2018. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5594 |
Issue Date: | Oct-2017 |
Appears in Collections: | Departamento de Botânica: Artigos avaliados por pares |
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Benefícios e Nível de Participação na Intervenção Precoce - Perspectivas.pdf | 549,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
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