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metadata.dc.type: article
Title: Benefícios e nível de participação na intervenção precoce: perspectivas de mães de crianças com perturbação do espetro do autismo
Other Titles: Benefits and Level Of Participation in Early Intervention: Perspectives of Mothers of Children with Autism Spectrum Disorder
Authors: Cóssio, Anelise do Pinho
Pereira, Ana Paula da Silva
Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio
Abstract: RESUMO: a Intervenção Precoce (IP) na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é eficaz quando os profissionais realizam o apoio com base nas práticas centradas na família. Assim, o profissional tem como responsabilidade facilitar e disponibilizar recursos que promovam a participação e o reconhecimento das competências das famílias, para que estas possam alcançar benefícios efetivos resultantes da IP. O presente artigo teve como finalidade analisar e compreender os benefícios do apoio da IP para seis mães de crianças com PEA, de 3 a 6 anos, assim como o tipo de participação que estas mães consideram ter no processo de apoio da IP. Neste sentido, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: 1) analisar e compreender o nível de participação das mães nos diferentes momentos do processo de apoio (planificação e intervenção) e 2) analisar e compreender os benefícios do apoio da IP. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, o instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada e a técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo. Os resultados globais deste estudo permitem-nos concluir que: todas as participantes consideraram obter benefícios da IP nas diversas áreas de desenvolvimento dos seus filhos. Grande parte das entrevistadas sente-se satisfeitas com os apoios, são informadas sobre seus direitos e possuem uma relação positiva com as profissionais. As famílias que participaram na elaboração do Plano Individual de Intervenção Precoce identificaram não só os seus objetivos e preocupações, como também participaram na implementação do Plano nos seus contextos naturais.
Keywords: Educação especial
Autismo
Estimulação precoce
Especial education
Autism spectrum disorder
Early intervention
metadata.dc.language: por
Publisher: Revista Brasileira de Educação Especial
Citation: COSSIO, A. P. ; PEREIRA, A. P. S. ; RODRIGUEZ, R.C.M.C. . Benefícios da intervenção precoce para a família de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 31, p. 09-20, 2018.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5594
Issue Date: Oct-2017
Appears in Collections:Departamento de Botânica: Artigos avaliados por pares

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