Contribuições da tecnologia BIM na utilização de estratégias autorregulatórias por estudantes de arquitetura e urbanismo.
Fecha
2019-06-26Autor
Corrêa, Luciano de Vasconcellos
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Esta tese é uma investigação no campo da educação sobre as contribuições da
implementação da tecnologia BIM (Building Information Modeling) à luz do construto
da Autorregulação da Aprendizagem, com a qual busco contribuir para que os
acadêmicos de arquitetura e urbanismo mobilizem estratégias para tornarem-se mais
autônomos e capacitados em relação às suas aprendizagens. Assim, essa
investigação tem como objetivo compreender de que forma a tecnologia BIM se
constitui como um recurso para desenvolvimento das estratégias e da motivação da
autorregulação da aprendizagem. Tendo contextualizado as motivações e a temática,
apresento o problema de tese: a modelagem do objeto arquitetônico em um software
da tecnologia BIM, pode trazer contribuições para o desenvolvimento de estratégias
autorregulatórias pelos estudantes de graduação de arquitetura e urbanismo? É uma
pesquisa qualitativa com ênfase na metodologia de estudo de caso, realizada com
cento e dois estudantes do curso de arquitetura da Universidade Federal de Pelotas.
O estudo de caso abarca a realidade contextual de estudantes e investiu em
estratégias de autorregulação da aprendizagem, motivação da autorregulação
utilizadas para aprender a tecnologia BIM. Os recursos utilizados para a coleta de
dados tiveram como foco implementar a tecnologia BIM como um recurso para
desenvolvimento das estratégias e da motivação de autorregulação da aprendizagem
de estudantes de arquitetura e urbanismo. Os dados coletados foram submetidos à
técnica de análise de conteúdo, e dela emergiram duas categorias: a) as
potencialidades do uso da tecnologia BIM, especificamente no emprego de uma
ferramenta de modelagem, e b) as contribuições da tecnologia BIM na utilização de
estratégias autorregulatórias pelos estudantes de arquitetura. Os achados desta
pesquisa revelam que os estudantes utilizam várias estratégias autorregulatórias para
implementarem a tecnologia BIM. Entre as mais citadas encontram-se o controle do
tempo e o autorregistro. Percebeu-se também que a abordagem motivacional guiou o
interesse dos estudantes no uso da tecnologia BIM e estimulou a transformação para
a realização dos projetos arquitetônicos. Frente aos resultados obtidos a tese que se
defende é que a tecnologia BIM e seu emprego em ambiente acadêmico trouxeram
contribuições aos estudantes, pois ao utilizarem estratégias autorregulatórias,
conseguiram, com mais eficácia, implementar o planejamento, a execução e a
autorreflexão acerca dos projetos realizados. Esse controle cíclico permite que os
estudantes redimensionem e mudem as formas de agir, atuando num contexto
colaborativo similar ao que foi desenvolvido nas etapas do trabalho desta pesquisa.
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