Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6426
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Propostas metodológicas de ensino: um experimento com acadêmicos de um curso superior de tecnologia
Other Titles: Methodological Proposals of Teaching: An Experiment with Academics of a Superior Course in Technology
metadata.dc.creator: Amaral, Daiane do
metadata.dc.contributor.advisor1: Tondolo, Rosana da Rosa Portella
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo objetivou identificar como as metodologias de ensino adotadas influenciam a intenção dos acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior da região sul do Brasil em cursar um curso superior de tecnologia na área de gestão. A pesquisa caracterizou-se como quantitativo-descritiva, uma vez que foi realizado um experimento com a utilização de vinhetas para simulação das metodologias de ensino adotadas. Após a apresentação das vinhetas, os acadêmicos responderam a um questionário sobre a intenção de realizar o curso apresentado. A amostra foi composta por 85 acadêmicos. Os dados da pesquisa foram analisados de forma quantitativa por meio da técnica estatística de análise de variância. Como resultados, verificou-se que a adoção de diferentes metodologias de ensino possui influência sobre a intenção dos alunos em realizar o curso apresentado.
Abstract: The present study aimed to identify how the teaching methodologies adopted influence the intention of the academics of a Higher Education Institution of the southern region of Brazil to attend a higher technology course in the area of management. The research was characterized as quantitative-descriptive, since an experiment was carried out using vignettes to simulate the teaching methodologies adopted. After the presentation of the vignettes, the academics answered a questionnaire about the intention to take the course presented. The sample consisted of 85 academics. The data of the research were quantitatively analyzed through the statistical technique of analysis of variance. As results, it was verified that the adoption of different teaching methodologies has influence on the intention of the students to carry out the presented course.
Keywords: Administração pública
Metodologias de ensino
Metodologias inovadoras
Ensino superior
Teaching methodologies
Innovative methodologies
Higher education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração e Turismo
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
Citation: AMARAL, Daiane do. Propostas Metodológicas de Ensino: Um Experimento com Acadêmicos de um Curso Superior de Tecnologia. 2019. 92f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Mestrado Profissional em Administração Pública, Faculdade de Administração e de Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6426
Issue Date: 30-Apr-2019
Appears in Collections:PROFIAP: Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Daiane_do_Amaral.pdf1,46 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons