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metadata.dc.type: doctoralThesis
Title: Identificação das Vias de Desenvolvimento Profissional de Treinadores Brasileiros Medalhistas Olímpicos.
Other Titles: Identification of Professional Development pathways of Brazilian Coaches Olympic Medalists.
metadata.dc.creator: Souza Sobrinho, Antônio Evanhoé Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Azevedo Júnior, Mário Renato de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Mesquita, Isabel Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: Este estudo se apresenta com o intuito de colaborar com a crescente área do coaching esportivo brasileiro, na tentativa de revelar as nuances formativas de treinadores de alto nível brasileiros. Objetivo: analisar as experiências de vida relacionadas à formação que possibilitam aos treinadores brasileiros de alto nível construir e desenvolver os conhecimentos necessários para se engajar efetivamente na sua prática profissional. Especificamente buscou explorar a trajetória de formação até o alcance do alto nível; Identificar as diferentes experiências (pessoais e profissionais) ao longo do desenvolvimento do treinador para alcançar o alto nível; compreender os fatores considerados fundamentais pelos treinadores no alcance do alto nível, com enfoque na aprendizagem ao longo da vida; descortinar as oportunidades de aprendizagens significativas ao longo da formação do treinador; examinar a diversidade de fontes de informação destes treinadores; identificar possíveis estruturas de suporte do desenvolvimento da carreira do treinador. Material e Métodos: foi utilizado um delineamento qualitativo do tipo múltiplos estudos de caso. A população foi formada por treinadores brasileiros de alto nível. Cinco participantes foram selecionados intencionalmente respeitando os seguintes critérios: a - treinadores brasileiros medalhistas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de modalidades esportivas coletivas e modalidades individuais; b - Mais de dez anos de experiência como treinador esportivo; c – disposição para participar do estudo. A coleta de dados se deu a partir da utilização da Linha do Tempo e da realização de uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada através de análise de conteúdo, com as categorias de análise definidas a priori. Resultados: Os resultados permitiram traçar um panorama de formação e desenvolvimento dos treinadores brasileiros medalhistas olímpicos, qual seja: a) possuem experiência enquanto atletas nas modalidades que atuam; b) possuem prática enquanto treinadores em outros contextos de prática; c) são formados em Educação Física; d) frequentaram cursos especializados de curta duração; e) reconhecem a importância dos clubes e federações, e ainda, a necessidade de investimentos para a melhoria; f) realizam ações de prática reflexiva deliberada.
Abstract: This study is presented with the intention of collaborating with the growing area of Brazilian sports coaching, in an attempt to reveal the formative nuances of Brazilian high level coaches. Objective: the study aimed to analyze life experiences related to formation that enable Brazilian coaches of high level to build and develop the knowledge needed to effectively engage in their professional practice. Specifically sought to explore the trajectory of formation to reach the high level; identify the different experiences (personal and professional) throughout the development of the coach to achieve the high level; understand the factors considered fundamental by coaches in reaching the high level, focusing on lifelong learning; uncover significant learning opportunities throughout coaching; examine the diversity of information sources of these coaches; identify possible support structures for the coach's career development. Materials and Methods: a qualitative design of multiple case studies was used. The population was formed by high level Brazilian coaches. Five participants were intentionally selected according to the following criteria: a - Brazilian coaches medalists in the Rio de Janeiro Olympic Games, of collective and individual sports modalities; b - More than ten years of experience as a sports coach; c - willingness to participate in the study. The data collection was based on the use of the Timeline and the application of a semi-structured interview. The analysis of the data was performed through content analysis, with the categories of analysis defined a priori. Results: The results allowed to draw a panorama of training and development of the Brazilian Olympic medalists trainers, which are: a) they have experience as athletes in the modalities that they act; b) practice as coaches in other contexts of practice; c) are trained in Physical Education; d) attended specialized short courses; e) recognize the importance of clubs and federations, and the need for investments for improvement; f) carry out actions of deliberate reflexive practice.
Keywords: Educação Física
Treinador esportivo
Formação
Desenvolvimento
Physical education
Sports Coach
Formation
Development
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: SOUZA SOBRINHO, Antônio Evanhoé Pereira de. Identificação das Vias de Desenvolvimento Profissional de Treinadores Brasileiros Medalhistas Olímpicos. 2018. 89f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6482
Issue Date: 19-Dec-2018
Appears in Collections:PPGEF: Dissertações e Teses

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